Ninguém duvida do que o amor de mãe é capaz. Frequentemente, somos surpreendidos por notícias de mães que se colocam à frente de situações de perigo para salvar seus filhos, mesmo que para isso seja preciso dar a própria vida. Quem não se lembra da história de uma mãe no Zimbábue, África, em 2020, que enfrentou um jacaré para salvar seu filho de apenas 3 anos do feroz animal?
A campanha de Dia das Mães do GSH Banco de Sangue de São Paulo traz à tona esse amor, “um sentimento que corre nas veias”, o #AmorQueSalva, fazendo uma analogia ao sangue, esse elemento vital em nosso organismo. E com esse mote, convida as mamães a doarem sangue e a demonstrarem todo seu amor incondicional, capaz de transformar vidas.
Nos dias 7 e 8, as mães que comparecerem à instituição para doar sangue serão contempladas com um kit manicure, um pequeno mimo para que elas se lembrem também da importância de dedicar um tempo ao seu autocuidado.
“Com essa ação, pretendemos homenagear as mães, e também sensibilizar a família toda para doar sangue. Estamos nos recuperando de um período de carnaval e feriados seguidos que impactaram na queda dos nossos estoques, afastando os doadores temporariamente. Atualmente, nossos estoques estão 50% abaixo do ideal”, explica Mayara Santos, líder de captação do Banco de Sangue.
A instituição atende aos doadores diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
- Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
- Não ter diabetes em uso de insulina;
❗ Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para o Coronavírus:
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
- Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;
- Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas;
- Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).
GSH Banco de Sangue de São Paulo
Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 – Paraíso
Tel.: (11) 3373-2000
Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, domingo e feriados das 8h às 16h. Estacionamento gratuito Hotel Matsubara – Rua Tomas Carvalhal, 480