Empresários, executivos, gestores públicos e especialista do setor da saúde estarão reunidos para palestras, networking e troca de experiências durante o 11º Fórum LIDE de Saúde e Bem-Estar. O evento ocorre em 6 de junho no hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP). Imunização, transformação digital, longevidade e novos modelos de negócios para saúde pautam os debates desta edição, que tem como tema “Novos modelos e impactos na área da saúde no Brasil”.
O evento é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, com curadoria do médico Cláudio Lottenberg, presidente do LIDE Saúde, do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, do Instituto Coalizão Saúde (ICOS) e da Confederação Israelita do Brasil (CONIB).
A abertura terá a participação especial de Marcelo Queiroga, ministro da Saúde. Diversos líderes também estão confirmados como palestrantes e participantes do encontro, como Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Adriana Polycarpo, diretora médica da Pfizer; e Roberto Kalil, cardiologista.
Para Cláudio Lottenberg, o momento é propício para a realização de um evento como esse. “A pandemia caminha para um fim, e já retomamos parte da rotina. Porém, as mudanças nos nossos hábitos e a maneira como lidamos com a saúde foi transformada para sempre. Mais do que nunca, é necessário compartilharmos informações e acompanharmos discussões sobre as tendências do setor”, afirma.
Celia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria, destaca a importância do encontro de líderes. “A área da saúde tem um duplo desafio: além de cuidar das pessoas e proporcionar acolhimento, estamos em constante atualização científica, sem contar no aperfeiçoamento dos processos decorrentes da digitalização. Tudo isso torna o setor um ambiente fértil para o surgimento da inovação. Mas para que isso ocorra, precisamos promover encontros de líderes e talentos”, avalia Pompeia.
O Fórum LIDE de Saúde e Bem-Estar terá três painéis. O primeiro será dedicado a vacinas e novas modalidades terapêuticas. A conversa aborda a importância da imunização no cenário pós-Covid – afinal, entender o mundo das vacinas será fundamental para qualidade de vida e a sustentabilidade dos sistemas de saúde não só para a doença causada pelo novo Coronavírus, mas também para outros processos infectocontagiosos.
O segundo painel será sobre transformação digital na saúde, algo que tem o poder de aumentar a segurança dos processos assistenciais e melhorar a satisfação do paciente. O setor da saúde, porém, ainda tem pouca automação e acumula desperdícios e redundâncias. A digitalização pode reverter muito disso principalmente agora com a aprovação regulamentada da telemedicina.
O último painel trata da longevidade e o impacto da pandemia. Recursos como mindfulness, alimentação saudável e atividade física podem representar uma oportunidade de pequeno investimento e grande valor na assistência dos pacientes.
O encerramento fica por conta de Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil, e Fernando Pedro, diretor executivo de Gestão de Valor em Saúde da Amil. Eles falarão sobre novos modelos assistenciais, um fator fundamental para garantir a real qualidade da saúde. Para isso, em vez de fragmentar o tratamento, o foco deve ser no paciente como um todo, na repercussão junto à sociedade, na sustentabilidade, na satisfação dos profissionais de saúde e mais recentemente na equidade.