Tomou posse em 19 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que assumiu a gestão da entidade em janeiro de 2022 e é o primeiro grupo eleito pela Assembleia Geral de Delegados Associados (AGAD), sendo responsável por todas as decisões da SBC.
“Essa cerimônia foi preparada, cuidadosamente, em um local muito especial, com plena identificação com a SBC, porque estamos falando de ciência e cultura, história e futuro. Assim como o Museu do Amanhã, a nossa Sociedade também faz ciência e cultura, pilares de nosso propósito; a história representando quem nos antecedeu e deixou esse legado, permitindo que esse novo Conselho trilhe a SBC para o futuro”, disse o presidente do Conselho Administrativo, João Fernando Monteiro Ferreira, durante seu discurso.
Ferreira reforçou que o novo modelo de governança trará para a SBC sinergia, pluralidade e reconhecimento, por ser a importância de um Conselho Administrativo que porta-voz de todas as regiões do Brasil. “Teremos um poder decisório coletivo e isso, além de trazer representatividade, garante à nossa Sociedade abraçar projetos de longo prazo”, complementou.
O presidente destacou, ainda, o compromisso do Conselho com o aprimoramento científico da Cardiologia, com a defesa do profissional e na importância em participar na construção de políticas públicas de saúde. Segundo ele, se mantém a missão científica da SBC, com a criação e difusão do conhecimento, sob a organização de simpósios, webinares e publicações, como os Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol) e o International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS).
Ao final do seu discurso de posse, o presidente celebrou o Congresso Brasileiro de Cardiologia, que este ano tem a honra e responsabilidade de sediar também o Congresso Mundial de Cardiologia, de 13 a 15 de outubro, também na cidade do Rio de Janeiro, e que certamente será um dos maiores e melhores eventos da especialidade.
Conheça os membros Conselho Administrativo da SBC
Região Norte/Nordeste:
Dr. Nivaldo Menezes Filgueiras Filho – Mandato de um ano
Dr. Sérgio Tavares Montenegro – Mandato de dois anos
Região Central:
Dr. Carlos Eduardo de Souza Miranda – Mandato de dois anos
Dr. Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza – Mandato de três anos
Região Leste:
Dr. Denilson Campos de Albuquerque – Mandato de dois anos
Dra. Andréa Araujo Brandão – Mandato de três anos
Região Paulista:
Dr. Celso Amodeo – Mandato de um ano
Dr. João Fernando Monteiro Ferreira – Mandato de três anos
Região Sul:
Dr. Gerson Luiz Bredt Júnior – Mandato de um ano
Dr. Paulo Ricardo Avancini Caramori – Mandato de três anos