Segundo o balanço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, nos quatro primeiros meses de 2022, foram registradas 4.486 denúncias de abuso sexual sofrido por crianças e adolescentes no Brasil.
No intuito de chamar atenção de seus colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a necessidade de prevenção à violência sexual, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) desenvolveu uma ação na data de 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Equipe do Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (AAVVS) e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do hospital, percorreu cada setor da unidade disseminando informações sobre a campanha e reforçando a importância de usar os canais de denúncias. Na oportunidade foram entregues panfletos informativos e bombons. Além disso, foram espalhados cartazes da campanha em pontos estratégicos da unidade.
“É extremamente importante estimular a sociedade a refletir sobre seu papel no combate desse crime. Devemos ficar atentos no comportamento das crianças e qualquer suspeita, denuncie” destacou a coordenadora do NHE, Wanda Lopes.