Nesta segunda-feira (15), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) empossou os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), no auditório da unidade.
Ao todo, 12 colaboradores foram oficializados para exercerem a nova função no biênio 2022/2023, sendo seis eleitos pelos colaboradores, durante eleição que aconteceu de 4 a 13 de julho, e seis indicados pela diretoria da instituição. No cargo de presidente da Comissão o escolhido foi o coordenador administrativo Geraldo Reis e a vice-presidência ficou com a técnica de enfermagem Jannaina de Jesus.
Segundo a Norma Regulamentadora 5 (NR 5) a Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Capacitação
Na oportunidade, o Técnico em segurança do Trabalho Augusto Strelow promoveu treinamentos com o objetivo de orientar os novos cipeiros sobre os possíveis riscos para a saúde do colaborador e sobre a segurança dos frequentadores do hospital. Foram tratados assuntos como Legislação previdenciária, a NR32 (normativa que regula os serviços de saúde), doenças ocupacionais, equipamentos de proteção individual, doenças sexualmente transmissíveis, inspeção de ambiente de trabalho, NR5, entre outros.