Dia do Estagiário: a importância da primeira experiência profissional para os jovens

Nesta quinta-feira, 18 de agosto, é celebrado o Dia do Estagiário e a primeira experiência profissional é sempre uma oportunidade única na vida de um jovem. Além de adquirir conhecimento, esse período é importante para a construção de uma carreira.

Um levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) mostrou que até o fim de 2022, o número de estagiário deve ter uma alta de 13,3%, puxada principalmente pelas vagas represadas durante a pandemia causada pela Covid-19.

Ainda de acordo com o estudo, ao menos 40,4% dos estagiários estão concentrados nas classes D/E, com renda mensal domiciliar até R$3 mil, já os estudantes da classe C, com orçamento familiar de até R$ 7,2 mil, representam 37,7% dos estudantes.

Os benefícios do primeiro emprego para os jovens são muitos, passando por experiência prática na profissão escolhida, oportunidade de networking, até oportunidade de conhecer profissionais da área e estabelecer contatos que serão importantes no futuro.

No Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto (SP), atuam cerca de 90 jovens entre estagiários e aprendizes que exercem atividades em setores administrativos, como central de documentações, além de farmácias, até área de TI.

Para a analista de RH do HB, Rosimeire Martins, os estagiários cumprem um papel agregador para a instituição. “Os estagiários são importantes para a instituição, pois auxiliam nos processos institucionais, agregam conhecimentos, proporcionam leveza e jovialidade ao ambiente de trabalho e contribuem na busca de resultados que são esperados pela instituição”, afirmou Rosimeire.

Além disso, a analista ressalta os benefícios para o desenvolvimento de uma carreira promissora. “O estágio auxilia no desenvolvimento da carreira, proporcionando novos conhecimentos e experiências práticas. Durante a sua jornada na instituição, os estagiários melhoram suas habilidades socioemocionais, que são importantes na sua formação”, completou a analista.

A Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto – Funfarme é o segundo maior complexo hospitalar do Estado, reunindo o Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade, o Ambulatório de Especialidades, o Instituto do Câncer, o Hemocentro e o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Os números dão a exata dimensão deste complexo referência para 104 municípios da região Noroeste do Estado.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.