A MSD (conhecida como Merck & Co. nos Estados Unidos e Canadá) inicia duas campanhas para incentivar a atualização vacinal de crianças e adolescentes que está em queda desde 2011, segundo o DataSus[1].
A primeira ação, “Bora Vacinar”, tem o mote “Não pule as vacinas” foi desenvolvida pela agência Tugarê e acontecerá de agosto a dezembro, impactando o maior número de pessoas. Para isso, a MSD instalará outdoors sociais (exposição de banners e anúncios em casas e comércios locais) na Vila Brasilândia, Heliópolis, Paraisópolis, Itaquera, Ermelino Matarazzo e em outras 13 comunidades das zonas norte, leste e sul de São Paulo.
Além disso, a ação também será contemplada com o envelopamento do metrô da SuperVia, no Rio de Janeiro e da linha 2 em Salvador, a mais movimentada da capital baiana. A expectativa com essa estratégia é alcançar mais de 32 milhões de pessoas nas comunidades paulistanas e cerca de 1,2 milhão de usuários que transitam nos transportes públicos.
A estratégia também abrange boletins nas principais rádios de todo o Brasil, como a CCR Nova Dutra, Rádio Cultura FM de Sorocaba e outras emissoras regionais, contestando as fake news sobre a eficiência e qualidade das vacinas, o papel de imunizantes importantes como Hepatite A, Poliomielite e HPV e a imunização na primeira infância.
“Nosso objetivo é conscientizar a população que as vacinas são seguras e eficientes. Nos últimos anos, ocorreu uma queda significativa da cobertura vacinal no País e o reaparecimento de casos de doenças que antes estavam controladas”, conta André Xavier, diretor da Unidade de Negócios de Vacinas da MSD para o setor público.
ROTAVÍRUS
Para conscientizar pais e mães e estimular a imunização contra o rotavírus, a MSD convidou a mãe, atriz, apresentadora e influenciadora digital, Thaís Fersoza (@tatafersoza) para participar desse movimento que tem como mote “Proteja quem você mais ama”, sempre incentivando os responsáveis pelos pequenos a procurarem seus pediatras e saberem mais sobre a vacinação.
“O mal é comum em crianças e bebês, pois eles colocam mais coisas na boca, estão mais expostos à doença que, se não tratada corretamente, leva à desidratação severa”, explica a diretora médica da MSD, Márcia Abadi.
Desenvolvida pela Greenew Group, a estratégia acontecerá ao longo do segundo semestre, com a primeira publicação no perfil da atriz programada para 20 de agosto, onde ela expõe o perigo do vírus e a importância da vacina na prevenção da doença.
“Somado ao trabalho com os pediatras, a Thaís, que é defensora da vacinação infantil e conversa com pais e mães com filhos na idade de serem imunizados, será nossa parceira nessa jornada. Falaremos com o público certo e alcançaremos cerca de 7,9 milhões de pessoas com idades entre 20 a 35 anos”, explica Ana Paula Krainer, Diretora da Unidade de Negócios de Vacinas da MSD para o Mercado Privado.
Além de Thaís Fersoza, a campanha terá um planejamento de mídia com atuação em vários veículos digitais, impulsionamentos de posts e a participação de outros influenciadores digitais pais e mães que impactarão milhões de pessoas de diversas regiões do País.
Banners inseridos em sites como Macetes de mãe, Papo de mãe, Pais & Filhos, Primeiras Palavras do Bebê, Beep, Discovery Kids, Kinedu, Mãe Fora da Caixa, Baby Center, canais de esporte e notícias, entre outros, direcionarão as pessoas para o site Vacinados Vamos Longe, página com informações relevantes sobre rotavírus e outras doenças que podem ser prevenidas com a vacinação.