O Hospital Universitário de Jundiaí (SP) recebeu uma doação de tecido da empresa Advance Têxtil. Ao todo, foram doados 19 metros de algodão, que através de duas voluntárias, Antónia Cantoni e a costureira Margarete da DryClean USA foram confeccionadas 220 faixas para realização da pratica pele a pele.
Essas faixas são utilizadas pelas puérperas logo após o parto para manter o recém-nascido em contato pele a pele precocemente até que a mãe seja transferida para o quarto ou para realização do método canguru no bloco neonatal com recém nascidos prematuros. Método esse, que consiste essencialmente em colocar o bebê prematuro junto ao peito dos pais ou de outros familiares na posição vertical, sempre de forma orientada e segura, favorecendo o vínculo afetivo, a estabilidade térmica, além de ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.
O Hu é um Hospital Amigo da Criança e valoriza técnicas como estas que ajudam a mulher a se sentir competente, no controle da situação, apoiada e pronta para interagir com seu bebê. “Essas faixas beneficiam no primeiro momento de vida do bebê e ajuda a fortalecer o aleitamento materno precoce e exclusivo, que é um dos pilares para o desenvolvimento sadio do recém-nascido, além do fortalecimento do vínculo familiar”, comentou a coordenadora do voluntariado do HU Adriana Romera.
O Hospital Universitário de Jundiaí agradece os envolvidos e reforça que essas ações ajudam na prestação de uma assistência mais humanizada aos usuários.