Artigo – Nutricionista: profissional de saúde essencial para cuidar da alimentação da população, no presente e no futuro

A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais: respeitar a cultura alimentar e as características demográficas de cada um; ser acessível do ponto de vista físico e financeiro; ter harmonia em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

O nutricionista é, portanto, capaz de atuar nas mais diversas áreas e ser um profissional indispensável para o funcionamento de vários serviços relacionados à saúde e à alimentação. É um profissional com grande força no mercado de trabalho atual e, por esse motivo, 31 de agosto é o Dia do Nutricionista, uma data de celebração de muitas vitórias que vieram e ainda estão por vir para quem opta por abraçar a Ciência da Nutrição. Esta data foi escolhida pois em 31 de agosto de 1949 foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Atualmente, o nutricionista é um profissional muito valorizado, graças aos avanços das pesquisas na área da saúde, que mostram que o cuidado com a nossa alimentação é capaz de ajudar a evitar vários problemas metabólicos e fisiológicos. Esse cuidado com a qualidade do que comemos, entretanto, não é feito apenas nos hospitais, mas também nas cozinhas, nas indústrias alimentícias, nos consultórios, nas clínicas de beleza e em vários outros locais onde, atualmente, o nutricionista pode — e deve — atuar.

Assim, as áreas de atuação tradicionais do Nutricionista, como hospitais e unidades produtoras de refeições, têm consolidado, definitivamente, a importância deste profissional. Porém, áreas emergentes têm aumentado sua procura por nutricionistas, especialmente nos seguintes segmentos: esportes, fitness e wellness; nutrição aplicada à estética; marketing nutricional; consultoria e projetos coorporativos em nutrição e qualidade de vida; Instituições de Longa Permanência para Idosos; planos de saúde, especialmente na promoção de saúde e prevenção de doenças.

É notório, também, o aumento do interesse da população, meios de comunicação e redes sociais por temáticas ligadas à Nutrição, o que, de certa forma, tem aumentado a inserção do nutricionista nas mídias, com grande procura por profissionais que atuem no esclarecimento da população por meio da participação em entrevistas e programas de rádio e televisão.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conta com o Curso de Nutrição, que completa 15 anos no ano de 2022. É um curso da área de Saúde que objetiva formar profissionais diferenciados, que atuem de maneira primorosa, cumprindo as atribuições do nutricionista junto à sociedade, despertando em seus alunos a necessidade de empreender, inovar sempre, e manter a atualização científica constante, para contribuir com a saúde da população e consagrar a profissão de forma definitiva. O aluno do Curso de Nutrição da UPM encontrará em sua trajetória formativa a aquisição de conhecimentos técnicos e habilidades direcionadas a todas as áreas de atuação do nutricionista, primando pela formação generalista, humanista e crítica, pautado em aspectos éticos e com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural, atendendo ao perfil do egresso definido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Nutrição.

Juliana Masami Morimoto é nutricionista, docente e coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.