Especialistas do Instituto Jô Clemente (IJC) participam da Reatech 2022

Entre os dias 1º e 4 de setembro ocorre no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade de 2022. Em sua 17ª edição, o evento, que é o principal do setor na América Latina, terá a participação de especialistas do Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A abertura do evento, dia 1° de setembro, às 9h, será com o painel O Papel das Organizações e da Sociedade na Quebra dos Paradigmas Ligados à Inclusão de Pessoas com Deficiência, que terá participação de Flávio Gonzalez, executivo de Negócios Sociais do IJC.

“Instituições como a nossa e as empresas parceiras têm um papel muito importante na inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade, pois o direito ao trabalho é algo fundamental para que elas conquistem autonomia. Infelizmente, ainda vivemos em um país capacitista, onde existe uma ideia errônea de que pessoas com deficiência não são capazes de trabalhar. Oferecendo os apoios necessários, que muitas vezes requerem apenas adaptações em fluxos, rotinas ou de estrutura física, muitas pessoas com deficiência intelectual podem exercer uma atividade produtiva, sendo incluída de fato no mercado de trabalho”, explica Flávio Gonzalez.

Ainda no tema da inclusão profissional, a Reatech 2022 contará também com a palestra O Emprego Apoiado como Ferramenta para Construção do Projeto de Vida para as Pessoas com Deficiência no dia 4 de setembro, às 11h, com a participação de Víctor Martinez, supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).

“A metodologia do Emprego Apoiado, que nasceu nos Estados Unidos na década de 1970 e que foi incorporado por países europeus na década seguinte, se baseia em quatro principais características: a) colocação no mercado competitivo de trabalho em ambientes inclusivos; b) atendimento prioritário para pessoas com incapacidade mais significativa; c) disponibilização de apoios contínuos que garantam acesso, retenção e desenvolvimento no trabalho; e d) atendimento individualizado, respeitando as escolhas e promovendo a participação. Desde 2013, quando implementamos essa metodologia, já fizemos mais de 3.500 inclusões”, relata Víctor Martinez.

Outra palestra com participação de especialistas do Instituto Jô Clemente abordará o tema A Importância da Acessibilidade na Garantia de Direitos no dia 2 de setembro, às 15h, com participações de Ronie Novais, auxiliar de Advocacy do Instituto Jô Clemente, e de Fernando Lino, intérprete de Libras do Centro de Apoio Técnico da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, em São Paulo, cuja gestão é feita pelo IJC. Por meio do Serviço Jurídico Social, o IJC oferece apoio jurídico e psicossocial às pessoas com deficiência, familiares e cuidadores.

Informações e programação: reatechbrasil.com.br/16

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.