No Brasil, segundo dados de 2020 do Ministério da Saúde, 63% dos adultos têm sobrepeso ou são obesos, e os gastos do SUS com hospitalizações, procedimentos ambulatoriais e medicamentos para hipertensão, diabetes e obesidade ultrapassam 3,4 bilhões de reais por ano. A obesidade é um importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e, também segundo o MS, o total de mortes prematuras por essas enfermidades chega a 74%.
Nesse contexto, a atuação dos nutricionistas é essencial para a redução da prevalência das DCNT e a ampliação da saúde e do bem-estar dos brasileiros. O Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, foi criado justamente para valorizar os profissionais desta área tão importante e conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis para a melhoria da qualidade de vida.
Atualmente, graças aos avanços na área da genética e ao desenvolvimento de novas tecnologias, os nutricionistas podem oferecer um atendimento mais eficiente aos seus pacientes com a elaboração de dietas totalmente personalizadas, definidas com o apoio de exames genéticos. Um exemplo é o testfy Nutrigenético, que identifica os genes que interferem no estado nutricional, indicando o risco do desenvolvimento de doenças relacionadas aos hábitos alimentares.
“Com o laudo em mãos, o nutricionista tem todas as informações que precisa para criar um plano nutricional totalmente personalizado, baseado na genética de cada paciente. O testfy Nutrigenético garante um profundo entendimento sobre metabolismo, estresse oxidativo, intolerâncias e gestão do peso, entre outros aspectos fundamentais para a saúde, bem-estar, melhora física e qualidade de vida”, explica Gustavo Janaudis, CEO da testfy, healthtech de autocuidado, longevidade e saúde que oferece uma ampla gama de testes, cujas coletas, práticas e simples, podem ser feitas nas clínicas por profissionais ou em casa pelos próprios pacientes.
Outra boa opção à disposição dos nutricionistas é o testfy Hipersensibilidade Alimentar, que verifica a sensibilidade do corpo em resposta à ingestão de centenas de alimentos que podem ser os causadores de disfunções gastrointestinais, doenças inflamatórias da pele, enxaqueca, síndrome da fadiga crônica e outros problemas de saúde. Com isso, o nutricionista pode recomendar a remoção temporária de algum alimento da dieta ou até mesmo sua exclusão definitiva (nos casos em que a reação é mais forte), o que gera um ganho expressivo em qualidade de vida para seu paciente.
Além destas análises, a testfy oferece mais de 50 painéis genéticos, que avaliam desde risco de câncer, até opções para genética nutricional, genética esportiva e microbioma (intestinal, oral e feminino), entre outros. Mais recentemente, a marca passou a oferecer painéis de longevidade e o DNA da Bochechinha. Uma das adições mais recentes ao portfólio é o DNA Livro da Vida, que mapeia a totalidade do exoma (região codificável do genoma humano) revelando predisposições a muitas doenças, incluindo cânceres, hipercolesterolemia e patologias cardíacas.