Parceria público-privada oferece capacitação gratuita para auxiliares e técnicos de enfermagem

Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), a BP – a Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde, oferece um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) para mais de 1,7 mil técnicos de enfermagem e enfermeiros de todo o país. A qualificação é dividida em duas etapas, sendo que a primeira é teórica e acontece na modalidade de Educação à Distância (EaD), com média de 10 horas de duração. Posteriormente, os participantes realizam oito horas de treinamento prático na própria instituição.

“A enfermagem no Brasil é composta por um quadro de 75% de técnicos e auxiliares atuantes em todos os municípios e em setores fortemente ativos no SUS. Promover a capacitação e treinamento em SBV é um compromisso que temos com a saúde pública e impacto social, uma vez que formamos equipes ainda mais conscientes de seu papel e qualificadas a exercer o cuidado à população”, afirma Renato José Vieira, diretor executivo de Desenvolvimento Médico, Técnico e Educação e Pesquisa da BP.

Os treinamentos são oferecidos a profissionais dos serviços de emergência pré e intra-hospitalares, pronto socorros, unidades de terapia intensiva e unidades de internação, e estarão aptos a reconhecer, identificar e tratar precocemente pacientes em emergências por meio de vídeo aulas, e-books autoinstrucionais e simulações realísticas. Todos os meses, mais de 90 técnicos e auxiliares serão selecionados pelo Ministério da Saúde para participar das aulas que, em seguida, serão divididos em turmas de até 32 alunos. Cada profissional será capacitado presencialmente no método da simulação realística, por meio de cenários pré-definidos e validados com a equipe técnica do Departamento de Atenção Hospitalar Domiciliar e de Urgência (DAHU). Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão oferecido pela BP e pela American Hearth Association.

“O desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais é o foco desse projeto. Nos cenários de urgência e emergência, as habilidades comportamentais são essenciais para toda a pressão e agilidade na atuação desses profissionais. Proporcionar a experimentação e, com isso, a reflexão sobre a atuação, proporciona um grande aprendizado”, conta o diretor da BP.

Após a conclusão da qualificação, 160 profissionais serão selecionados para o programa de multiplicadores do projeto, qualificados por mais 20 horas em um workshop oferecido nas instalações da BP, em São Paulo, e, posteriormente, serão responsáveis por replicar as práticas aprendidas em estabelecimentos de Saúde do SUS.

Para inscrições e mais informações, acesse o site da BP – A Beneficência Portuguesa de S. Paulo.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.