COC e Ana Savoy oferecem micropigmentação paramédica às mulheres com câncer

São oito anos de parceria e dez anos de ações solidárias. O COC – Centro de Oncologia Campinas (SP) e a micropigmentadora paramédica Ana Savoy se unem mais uma vez para oferecer às mulheres submetidas a tratamentos oncológicos a chance de resgate da autoimagem e a devolução da autoestima distorcida pela doença. No dia 18 de outubro, mulheres serão atendidas gratuitamente na sede do COC para a realização de procedimentos de reconstrução de sobrancelhas e aréolas.

As inscrições já estão abertas e terminam assim que se esgotarem as 100 vagas oferecidas. Os atendimentos serão realizados ao longo de todo o dia, na sede do Centro de Oncologia Campinas, a partir das 9h e até as 17h, com hora marcada. A inscrição deve ser feita em horário comercial, pelo telefone (19) 99368-8704.

A micropigmentação paramédica é uma técnica de reconstrução que se assemelha à tatuagem. A diferença é que a tinta é aplicada na camada mais superficial da pele. No caso da aréola, o procedimento é definitivo – pode necessitar apenas de um ajuste de cor com o passar dos anos. Já o procedimento de sobrancelhas é temporário. “É importante que seja temporário, porque as mulheres vão se recuperar, as sobrancelhas voltarão a crescer, a vida será retomada. Essa é a mensagem”, afirma Ana Savoy, micropigmentadora paramédica há 25 anos.

Embora a técnica seja a mesma nos dois procedimentos, a utilização de uma tinta diferente nas sobrancelhas permite que, com o tempo, todo o produto seja eliminado pela pele, sem que haja alteração de tonalidade nos traços. “Isso evita que a sobrancelha fique cinza ou avermelhada com o passar dos meses. A tinta desaparece completamente e cabe à mulher decidir se fará novamente ou não”, esclarece.

Dez anos atrás, Ana criou a ação social Arte com Paixão, com o objetivo de levar a micropigmentação a mulheres de todo o país, em iniciativas solidárias como a realizada pelo COC. Com o tempo, a rede de ajuda se fortaleceu e o voluntariado expandiu seus braços. No dia 18 de outubro, entre micropigmentadores e auxiliares, cerca de 15 pessoas cuidarão dos procedimentos de sobrancelhas e aréolas.

Uma das satisfações que o trabalho oferece à Ana Savoy é a resposta das mulheres ao “antes e depois” dos procedimentos. “As mulheres saem das sessões completamente renovadas. A autoimagem positiva estimula a recuperação da autoestima. As pacientes esperam ansiosas por esse dia. A vaidade é parte fundamental da recuperação da saúde”, acredita.

A médica oncologista Mary da Silva Thereza, do Centro de Oncologia Campinas, confirma que o procedimento estético de micropigmentação influencia na postura emocional da mulher e, consequentemente, no resultado do tratamento. “É uma valorização física que ocorre a partir da melhora da autoimagem. Com o tratamento e a perda das sobrancelhas, a mulher sente que modificou muito. A micropigmentação traz de volta aquela imagem de antes do tratamento e essa autoestima positiva vem acompanhada de mais disposição, de um ânimo renovado para atravessar todo o processo”, detalha.

Durante todo o mês de outubro, o COC estará envolvido com ações sociais para expandir e reforçar os conceitos de prevenção ao câncer de mama, doença que atinge mais de 66 mil mulheres anualmente no Brasil. “Por mais que se divulgue sobre o Outubro Rosa, sempre terá alguém que nunca ouviu falar ou que tem dúvidas sobre o câncer de mama. Nossa campanha ‘Quem procura, cura’ tem o objetivo de lembrar que quanto mais precoce o diagnóstico do câncer, melhor é a resposta ao tratamento. Ter informação e procurar são meios de prevenção”.

Inscrições: (19) 99368-8704

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.