Nos dias 27 e 28 de agosto, a SAS Brasil beneficiou mais de três mil pessoas com atendimentos de saúde gratuitos para crianças de Presidente Prudente. A organização atua desde 2013 levando saúde especializada, com alegria, para cidades que estão na rota do Sertões, o maior rally do mundo.
Na cidade, a startup social realizou uma ação com o foco em Oftalmopediatria, Odontopediatria, Nutrição, Endocrinologia, Cardiologia, Dermatologia e Ginecologia. A organização conseguiu zerar a fila de espera do SUS na endocrinologia infantil, com 246 crianças atendidas, e muitas nunca haviam ido a um endocrinologista.
Em parceria com a Unoeste, a ação contou com mais de 150 voluntários, entre eles estudantes e profissionais da saúde. Com isso, foram realizados 5.876 atendimentos, beneficiando mais de 3 mil pessoas da região.
Além disso, 183 óculos foram prescritos e doados para as crianças através do projeto de saúde ocular da SAS Brasil, o Ver Magia. Também foram feitas 47 inserções de DIU em mulheres que estavam há mais de meses na fila de espera do SUS.
Além de Presidente Prudente, a caravana de saúde da SAS Brasil percorreu outras quatro cidades que estavam na rota do maior rally do mundo. Foram 20 dias de estrada e cerca de cinco mil quilômetros percorridos, do Sul ao Norte do país. Para atravessar o Brasil, a organização social contou com o apoio de duas Unidades Móveis de Saúde, carretas equipadas com consultórios e equipamentos especializados para realizar procedimentos clínicos, cirúrgicos e odontológicos.
Mãe da Maria Luiza, Ana Cláudia foi uma das 47 mulheres a realizar o procedimento de inserção de DIU em Presidente Prudente, “Estava agendado apenas para a minha filha de 16 anos colocar, mas de última hora decidi acompanhá-la e também realizar o procedimento novamente”. Por ter sido mãe muito jovem, Ana preferiu prevenir desde cedo que a filha pudesse ter uma gravidez indesejada. “O procedimento foi feito de forma muito segura, nós nos sentimos muito confortáveis na consulta e fomos muito bem acolhidas pela equipe da SAS Brasil”, completa Maria Luiza.
A Expedição Sertões contou com o apoio de parceiros como Mercedes-Benz, LaRoche Posay, Roche, Instituto Alok, Instituto Riachuelo, UPL, Happy Capital, Motul, Mitsubishi, Wemobi, Reserva e BRB.
“A SAS Brasil conseguiu montar uma grande estrutura e atender pacientes em áreas que estavam na fila de espera do SUS, como nutrição, pediatria, oftalmologia, dermatologia e cardiologia. Foi um trabalho muito pontual e eficiente para a nossa cidade”, frisou Pedro Padilha, secretário de Turismo.