Venho aqui na última semana de setembro para comentar sobre a necessidade de continuar falando sobre prevenção ao suicídio nos próximos meses.
O suicídio é um assunto muito complexo para ficarmos restrito apenas ao mês de setembro. Nesse último mês falamos bastante sobre as causas do suicídio, do aumento de casos, fatores de risco e os sinais de alerta. Então, agora precisamos focar nos fatores de proteção. Não dá para fazer prevenção ao suicídio sem falar nestes fatores, pois consiste em falar dos aspectos relacionados a vida do indivíduo, seja aspectos pessoais, profissionais, financeiros e espirituais, da minha, da sua, da nossa vida. Fortalecendo esses aspectos, a gente aumenta também a resiliência para lidar melhor com situações adversas.
Então, eu conto com vocês para que nos próximos meses possamos falar sobre vida: qualidade de vida e como melhorá-la. Como olhar para esses aspectos que estão a nossa volta e ver o que está faltando melhorar e onde precisamos estar mais atentos. Analisar as datas que tem quase sempre algum assunto a ser abordado, para que possamos falar sobre autoestima, saúde mental, sexualidade, espiritualidade, amizade, gratidão e doação. Tantos assuntos relacionados à vida.
Convido vocês para que nos próximos meses a gente possa estar aqui falando sobre vida.
Falar de vida também é prevenção ao suicídio.
Juliana Bohmgahrem é psicóloga do ambulatório da Casa de Saúde Saint Roman, especialista em terapia de família