A Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), lançou dois cursos de extensão em neuropsiquiatria, em parceria com o Instituto de Ciências Integradas do CCM Group. O primeiro trata do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): o que muda após Cid-11 e pandemia; e o segundo é sobre Agitação, Agressividade e Sintomas Psicóticos em Doenças Neurológicas: neuropsiquiatria por excelência. As inscrições estão abertas pelo link institutoini.com.br/faculdademoinhos/cursos/cid-11epandemia/index.php.
O curso sobre Transtorno de Espectro Autista, pode servir para qualificar profissionais da área da saúde e da área escolar, e também como fonte de conhecimento para as famílias que lidam com a doença. Entre os pontos abordados, estão: características clínicas; comorbidades; habilidades cognitivas, intelectuais e aprendizagem; cognição social e intervenções; noções de neurobiologia e marcos do desenvolvimento infantil.
Já o curso que aborda comportamento agressivo e agitação em doenças neurológicas é voltado para o público médico especializado. O neurologista e o psiquiatra recebem pacientes que apresentam camadas de comorbidades, a primeira sendo o que está mais aparente e a segunda o que necessita de um olhar mais preparado, por isso, as aulas irão abordar essas alterações comportamentais mais profundas de forma objetiva, para uma melhor condução do tratamento e melhor qualidade de vida dos pacientes.
Os cursos têm carga horária de 15h e vão ser ministrados de forma online e assíncrona — que não acontecem em tempo real. O início do cronograma está previsto para setembro.