A startup EVOLV e a Opy Health, concessionária que opera os serviços não clínicos do Hospital Delphina Aziz, em Manaus (AM), conquistaram o primeiro lugar do 12º Prêmio Referências da Saúde, promovido pelo HIS (Healthcare Innovation Show) e pelo portal Saúde Business.
As empresas concorreram ao prêmio com o case “Limpeza Sob Demanda, Monitoramento de Facilities e Manutenção Hospitalar por Tecnologias IoT e IA”, iniciativa que combinou Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Redes Privadas para promover conectividade nos processos básicos de estruturas hospitalares.
O projeto implantado pela EVOLV em parceria com Opy utiliza pequenos sensores de infravermelho para monitorar o fluxo de pessoas em ambientes e banheiros, e com isso, substituir as tradicionais rondas sequenciais de limpeza. Também foram instalados sistemas inteligentes de monitoramento da saúde de equipamentos, ajudando na manutenção preditiva. Com o auxílio de um sistema digital unificado, os aparelhos fornecem aos gestores contratantes um monitoramento em tempo real de fluxo de pessoas, performances de máquinas e, ainda, permite o controle de temperatura e umidade nos ambientes do hospital.
“A EVOLV surgiu com o objetivo de revolucionar os processos tradicionais de mercado, que muitas vezes acarretam o desperdício de tempo, dinheiro e qualidade. Por meio da união entre as mais atualizadas tecnologias de IoT e IA, nós oferecemos uma integração real para empresas de todos os tamanhos e segmentos, conseguindo proporcionar um amadurecimento organizacional relevante que garante a satisfação dos usuários”, explica Leandro Simões, CEO e Co-fundador da startup, que completa “quando falamos de soluções hospitalares esse impacto é ainda mais importante. Por meio do case inscrito na premiação, nós conseguimos ajudar na gestão mais eficiente por parte dos hospitais, proporcionando ainda mais conforto e segurança aos pacientes”.
De acordo com o gerente de operações e manutenção da Opy Health no Hospital Delphina Aziz, Leonardo Marques, com os dispositivos é possível saber com antecedência quando é necessária a intervenção da equipe responsável. “Não temos mais o risco de encontrar ambientes sujos ou com falta de itens essenciais, como papel higiênico e sabonete, porque há o registro do uso dos banheiros pelo público. Assim que o sistema dispara o alerta para o nosso Centro de Controle Operacional (CCO), é lançada a ordem de serviço para os times da área. A tecnologia permite mais agilidade, produtividade, qualidade e diminuição de custos, totalmente alinhado com nossa visão de negócios e nosso Jeito de Ser e Fazer”, explica.
Implementado há três meses, o monitoramento alcança 200 banheiros da unidade hospitalar. O objetivo principal é aumentar a qualidade do serviço e, consequentemente, a satisfação dos usuários. Já para o controle de temperatura no complexo hospitalar, há 120 sensores que informam quando há alteração significativa que possa prejudicar as atividades, o desempenho de aparelhos ou oferecer desconforto às pessoas. O sistema permite programações diferentes de temperaturas baixas ou altas, de acordo com o horário ou preferência dos usuários.
Benedito Fayan, CTO da startup EVOLV, esteve presente no HIS para a cerimônia de premiação. “Este prêmio é fruto de muito esforço e dedicação. Fico feliz pelo reconhecimento em meio a empresas tão competentes. Com certeza, esta solução impacta a vida de milhares de pessoas”, defende o executivo.
A edição de 2022 da premiação contou com seis categorias: Facilities, Gestão Administrativo-financeira, Governança Corporativa, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Qualidade Assistencial.