Na quarta-feira (5), o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) foi palco de uma boa ação louvável. Em parceria com o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo), que se repete semestralmente, o hospital recebeu a unidade móvel para uma ação voluntária de doação de sangue e medula óssea. Ao total, 53 bolsas foram coletadas e estavam aptas para serem recebidas por quem necessita.
O ônibus equipado para triagem, testes, captação e reabilitação dos voluntários recebeu 73 interessados na doação, entre colaboradores do Heapa e público em geral. O diferencial desta vez foi o grande número de pessoas que deixaram o medo de lado e doaram pela primeira vez, que atingiu cerca de 20% das doações. Com espaço para até quatro captações de sangue simultâneas, os doadores passavam rapidamente pela triagem e logo estavam acomodados para retirarem 420ml de sangue, que podem salvar até quatro vidas.
Ações como essa visam aumentar o estoque do banco de sangue público do Estado de Goiás, responsável pelo abastecimento de todos os hospitais públicos. Por ser referência em Aparecida de Goiânia no atendimento em urgência e emergência, de média e alta complexidade em ortopedia e traumatologia, o Heapa faz questão de se juntar nessa campanha e engajar a população na conscientização e difusão da prática da doação, pois o uso de sangue e hemocomponentes faz parte da rotina de tratamento e recuperação clínica.