Dia Mundial do AVC terá serviços de saúde gratuitos e ações educativas no Parque Farroupilha

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), promove sábado (29), Dia Mundial do AVC, atividades de prevenção e orientação sobre o acidente vascular cerebral. A doença é a principal causa de morte no Brasil, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN), e já matou quase 90 mil brasileiros em 2022.

A programação inicia às 9h, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. As equipes de saúde irão realizar, gratuitamente, avaliações de risco de infarto e AVC, com testes de glicose, pesagem dos participantes, medição de pressão arterial, rastreio de arritmia cardíaca, etc. Também estão previstas ações de educação em saúde para prevenção da doença, como orientações de alimentação, atividades físicas e reabilitação pós AVC.

A iniciativa é uma parceria do Hospital Moinhos de Vento com a Organização Mundial do AVC (WSO), a Rede Brasil AVC, a Prefeitura de Porto Alegre e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Durante a semana, médicos neurologistas e equipes assistenciais do Moinhos realizaram as mesmas atividades em unidades de saúde do SUS da capital, com recrutamento dos pacientes de risco para o projeto PROMOTE e a iniciativa HEARTS, que têm como foco a prevenção ao AVC, demência e doenças cardiovasculares, na rede pública.

AVC 

Embora o AVC seja uma condição mais comum em adultos mais velhos, a incidência em jovens e pessoas de meia idade tem aumentado nas últimas décadas. Em torno de um quarto dos AVCs acontecem em pessoas com menos de 65 anos. “Atualmente, há mais casos de obesidade, diabetes e hipertensão entre jovens e essas doenças estão diretamente relacionadas ao AVC. Temos ainda a má alimentação e o sedentarismo, que também aumentam o risco da doença”, alerta a médica Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sheila também assumiu a presidência da World Stroke Organization (WSO), única organização mundial focada em acidente vascular cerebral.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.