Em tempos em que a informação é construída de forma colaborativa e disponível a todos, a maneira com que se aprende e se ensina sofre grandes transformações. O desenvolvimento de uma carreira não passa mais por um processo linear de aprendizagem, como acontecia até o início deste século. Essa mudança comportamental possibilita que cada pessoa construa sua própria trilha de formação e torne o seu conhecimento único e, portanto, o seu diferencial.
Porém, em um mar de informações é necessário identificar onde a água é mais cristalina. Em uma iniciativa inovadora, a instituição de educação médica continuada FGMED lança a MedFlix, uma plataforma interativa de streaming que possibilita médicos e estudantes de medicina terem acesso a conteúdos de cardiologia, pediatria, oftalmologia e outras especialidades de maneira flexível e elaborados por professores reconhecidos no meio acadêmico e no mercado de trabalho.
A aprendizagem on demand ainda oportuniza a escolha do conteúdo que é mais eficaz para solucionar seus problemas do dia a dia. “Quando um médico estuda casos clínicos, por exemplo, ele tem mais chance de ter diagnósticos mais precisos e oferecer um tratamento mais assertivo”, enfatiza o médico Renato Kaufman, diretor médico da instituição.
A plataforma EAD também é uma maneira de descentralizar o conhecimento especializado restrito aos grandes centros urbanos. A Demografia Médica de 2020 mostrou que as capitais concentram 54,2% dos médicos no Brasil, enquanto concentram apenas 23% da população. “Essa é uma forma de qualificar o atendimento nas cidades do interior e melhorar a qualidade do tratamento oferecido à população que vive fora dos grandes centros”, destaca Kaufman.
A plataforma inovadora utiliza como metodologia clínica a simulação realística e disponibiliza conteúdos por meio de vídeos, e-books, textos e/ou apresentações elaborados por médicos especialistas. As aulas são objetivas, detalhadas, curtas e com casos clínicos exclusivos. O streaming também permite o acesso a cursos de pós-graduação em diversas especialidades e subespecialidades médicas. Vale ressaltar que para ser intitulado especialista o médico precisa preencher todos os pré-requisitos exigidos pelas sociedades médicas de especialidade e ser aprovado na respectiva prova de títulos.