O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes está promovendo uma capacitação para os colaboradores sobre “Segurança no Trabalho”.
A palestra, que teve início na segunda-feira (12), no auditório da unidade, faz parte da programação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), que tem como objetivo prevenir os colaboradores sobre acidentes e doenças decorrentes do trabalho, bem como orientar sobre as normas regulamentadoras (NRs) – padronizadoras de métodos e regras para empresa e seus colaboradores – que visam a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A capacitação, que será realizada até quarta-feira (14) é realizada pelos técnicos em Segurança do Trabalho, Augusto Strelow e Caio Rodrigues – do Sesmt da maternidade.
O técnico em Segurança do Trabalho – Augusto falou sobre as seguintes Normas Regulamentadoras:
NR 1 – que trata das disposições gerais e do gerenciamento de riscos ocupacionais;
NR 4 – que estabelece os parâmetros e os requisitos para constituição e manutenção dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT;
NR 5 – que trata especificamente de todos os aspectos relacionados à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Dessa forma, essa NR estipula todas as regras, condições e demais detalhes que devem ser obedecidos pelas empresas e trabalhadores envolvidos na CIPA.
Já o técnico em Segurança do Trabalho – Caio abordou sobre a NR 6 – que estabelece as medidas que devem ser tomadas em relação à aquisição, distribuição e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas empresas;
NR 7 – que estabelece as diretrizes e requisitos para a elaboração e desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
NR 32 – que visa estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
Após a apresentação, os participantes tiraram dúvidas e passaram por uma avaliação, onde puderam testar seus conhecimentos sobre segurança no trabalho.
“Gostei de participar. É sempre bom aprendermos sobre nossos direitos e deveres”, pontuou a colaboradora Vitória Santos. “Achei ótimo! Um aprendizado a mais”, disse o colaborador Carlos Augusto Silva.
“O treinamento tem a duração de três dias, contemplando também o turno da noite para que todos os profissionais da unidade possam participar e tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro”, destacou o palestrante Augusto Strelow.