Atrair ou fidelizar? Entenda o papel do marketing na saúde

Como já foi amplamente explorado, seja dentro das empresas, por especialistas e até mesmo pela mídia, manter e fidelizar um cliente é de cinco a sete vezes mais barato do que atrair e converter um novo. Essa máxima vale também para o setor de saúde e é uma questão que gestores de clínicas e hospitais deveriam prestar mais atenção.

Segundo dados do Panorama de Clínicas e Hospitais 2023, pesquisa da Doctoralia (maior plataforma de saúde do mundo), 44% dos respondentes terceirizam os esforços em marketing e divulgação. Na edição de 2022, essa porcentagem era de 27%.

Outro dado interessante é que a representatividade do marketing na terceirização não muda muito de acordo com o número de especialistas – é possível que esteja mais relacionado com o grau de maturidade digital de cada empresa. Nesse cenário, vale destacar que independente de equipes internas ou externas, apostar em estratégias de marketing é essencial para o sucesso de uma instituição de saúde.

Isso porque, por meio delas, é possível identificar oportunidades, ampliar a visibilidade da marca, fortalecer a autoridade no mercado, melhorar o relacionamento com os pacientes e até mesmo alcançar objetivos de forma mais constante e eficiente.

Mesmo que a clínica ou hospital esteja estável financeiramente, é sempre importante apostar em estratégias de marketing para manter e ampliar o crescimento da instituição.

Alguns dos caminhos para isso são, em primeira instância:

  • Entender as necessidades e preferências dos pacientes;
  • Estabelecer metas alcançáveis;
  • Conhecer as normas do CFM (Conselho Federal de Medicina);
  • Avaliar os resultados alcançados;
  • E, claro, revisar e pivotar as estratégias daquilo que não deu tão certo.

Dentro do universo do marketing, não se pode esquecer também do chamado Marketing de Relacionamento. Ou seja, aquele que tem por premissa estreitar e tornar duradouros os laços com os pacientes.

Em um mundo cada vez mais digitalizado, torna-se importante apostar em ferramentas que tornem essa conexão mais eficiente.

Por fim, ainda segundo dados do Panorama de Clínicas e Hospitais 2023, 79% dos respondentes fazem uso do aplicativo Whatsapp para agendamento de consultas.

Esse dado reforça que a transformação digital tem se tornado cada vez mais relevante e de forte atuação para gestores de clínicas e hospitais. Por outro lado, acende um alerta para o uso de apps convencionais na troca de informações sensíveis.

É fundamental que a conversa direta entre o especialista de saúde e o paciente, assim como o compartilhamento de exames, documentos e arquivos, aconteça por meio de ferramentas específicas para este fim, que sigam à risca as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Redação

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