Em 30 de novembro a Mölnlycke realizou o webinar “Segurança do Paciente na Prevenção de Lesão por Pressão”. O evento aconteceu virtualmente e contou com a presença de Karina Pires, fundadora e diretora de Novos Negócios do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), que abordou a importância de programas educativos voltados às práticas preventivas e dos tratamentos mais efetivos para as lesões por pressão, descritas como um dano localizado na pele e/ou nos tecidos subjacentes, resultantes da pressão ou da pressão combinada ao cisalhamento, usualmente sobre uma proeminência óssea ou relacionadas a um dispositivo médico.
Apresentado por Pedro Schildknecht, Gerente Geral da LATAM Mölnlycke, o webinar ressaltou a parceria da empresa com a IBSP, idealizada para auxiliar instituições de saúde na estruturação de um programa de atendimento cada vez mais seguro, efetivo e sustentável para o paciente. Referência na produção e curadoria de conteúdo educativo relacionado à segurança do paciente e com as demais dimensões da qualidade na assistência à saúde, a instituição criou o ‘Manual do Reconhecimento das Melhores Práticas para Prevenção Lesão por Pressão’, iniciativa pioneira que traz o conteúdo base do Guia Curricular de Segurança do Paciente da OMS.
O encontro foi direcionado a médicos, enfermeiros e estomaterapeutas – especialistas em estomias, feridas agudas e crônicas –, que são os responsáveis diretos pelo cuidado dos pacientes dentro do ambiente hospitalar, com o intuito de inserir os diversos profissionais da saúde indispensáveis para o atendimento especializado dessas lesões.
“Promover a sustentabilidade do sistema de saúde é primordial e, para que isso seja possível, é necessário que haja uma atuação multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e até mesmo consultores de qualidade. Todos esses profissionais são essenciais para a identificação e resolução de problemas na rotina de cuidados. Nesse sentido, o programa do IBSP traz os protocolos necessários para fomentar a implementação de processos efetivos na prevenção e nos cuidados das lesões por pressão”, comentou Karina Pires.
De acordo com a especialista, a taxa de mortalidade de pacientes acometidos pelo problema gira em torno de 10,3%, sendo que cerca de 95% das lesões poderiam ser evitadas por meio de protocolos adequados para a prevenção. “É primordial compreender a complexidade dos cuidados e tratamentos das LPPs. A Mölnlycke investe em parcerias como essa com a IBSP, pois acredita que é imprescindível apoiar iniciativas que promovam a formação e capacitação de cada vez mais profissionais da área, fortalecendo, assim, toda a rede de assistência à saúde que visa levar mais segurança e conforto aos pacientes”, ressaltou Pedro Schildknecht.
Além do webinar, a Mölnlycke também realizou o lançamento do Previna Biz Hub, um pacote de quatro jogos educativos (Caça-palavras, Jogo da Memória, Picture Kids e Fuja da Lesão), para incentivar uma forma lúdica de aprendizado a respeito das lesões por pressão aos profissionais de saúde, que recebem uma certificação ao final de cada desafio. Os jogos foram desenvolvidos pela Moonite – produtora de games para a plataforma mobile – e estão disponíveis para download gratuito pelo Google Play.