A Funfarme/Famerp, de São José do Rio Preto (SP), inauguraram em 5 de dezembro a academia Movi Mente-se, espaço voltado para todos os colaboradores Funfarme, profissionais e alunos da Famerp. Com aparelhos de alta qualidade, espaço climatizado e professores em tempo integral, a academia visa melhorias na saúde do corpo e da mente, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
A cerimônia de inauguração teve a presença de diretores e colaboradores do complexo hospitalar Funfarme, alunos do projeto e professores da academia. “Realizar atividade física dentro da instituição vai proporcionar um benefício pessoal, físico e profissional para os nossos funcionários, estimulando e aumentando a motivação durante o trabalho. Esperamos que pelo menos 10% dos nossos funcionários participem e se interessem pela academia”, afirmou Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme.
“Uma academia como essa dentro de nossa instituição é quase tão obrigatória quanto uma sala de aula. É de suma importância que nossos alunos possam incluir o esporte e o exercício físico em suas rotinas. São inúmeros benefícios para o corpo e para a saúde mental. Feito de forma regular, o exercício ajuda a melhorar a capacidade cognitiva e a reduzir os níveis de ansiedade e estresse, um dos problemas que mais acometem jovens atualmente. Estou muito feliz por participar desta inauguração, que já é um marco para a história da nossa faculdade”, disse o diretor geral da Famerp, Francisco de Assis Cury.
Dulcimar Donizete de Souza, ex-diretor geral da Famerp e um dos idealizadores do projeto, disse, durante a cerimônia, que a academia era a materialização de um sonho. “Essa inauguração é parte do trabalho conjunto de muitas pessoas, que não mediram esforços de entregar mais uma benfeitoria a alunos e colaboradores. Esse compromisso que aqui findamos precisa envolver muitas gerações, porque será algo que ficará para sempre em nossa instituição”, ressaltou.
Kazuo Nagamine, doutor em Ciências da Saúde pela Famerp e membro da Comissão Técnica ITKF de Caratê (International Traditional Karate Federation), será o responsável pela gestão do espaço. “Atividade física é fundamental em qualquer idade. Além de uma maneira de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida, exercícios físicos são um importante meio de prevenção para combater doenças crônicas. Vale ressaltar que, a partir de agora, todos nós, colaboradores e alunos, somos responsáveis pelo zelo e cuidado desse espaço maravilhoso”, afirmou o docente.
Além da inauguração da academia, houve a premiação dos colaboradores inscritos no Programa Movi Mente-se, que teve início em agosto. As avaliações foram feitas através de resultados do exame de bioimpedância antes, durante e após a participação, baseado em critérios como o redução de medidas, maior presença nas aulas e perda de peso.
Luciene de Freitas Rodrigues, funcionária da Oncopediatria do HCM, foi a premiada como a colaboradora que mais perdeu peso durante a participação do programa e ressaltou a importância do projeto em sua vida. “Eu iniciei depois de um diagnóstico de depressão e transtorno de ansiedade, além da necessidade de perder peso devido a fibromialgia e o projeto me ajudou muito em tudo, saúde mental e na saúde física. No total foram 7kg perdidos, com mudança de alimentação, ajuda das aulas do projeto e agora a academia aqui dentro chega para agregar”, conta Luciana.
Para a supervisora do RH, Cristiane Midori, o Movi Mente-se vai ajudar no bom desenvolvimento de trabalho dos colaboradores. “Esse projeto é uma realização para nós e vamos avaliar constantemente pensando em uma ampliação do espaço e das modalidades”, afirmou Cristiane Midori.
As academia fica no completo Funfarme/Famerp e as aulas acontecem dentro das salas de ginástica. Para o uso da academia, os colaboradores precisam fazer agendamento no aplicativo exclusivo do projeto.