Inaugurado em 1960, a unidade Pompeia do Hospital São Camilo de São Paulo acompanhou, ao longo dos anos, o crescimento da população e os avanços científicos e tecnológicos voltados ao atendimento médico-hospitalar.
A unidade foi a primeira da Rede São Camilo, a qual surgiu a partir de um consultório médico fundado pela Sociedade Beneficente São Camilo, e completou 63 anos em 23 de janeiro deste ano.
“No bairro da Pompeia, em São Paulo, a Sociedade Beneficente São Camilo inaugurou o Consultório Médico São Camilo. Mais de 30 anos depois, o espaço se torna o primeiro hospital da Rede. Em 1946, a Sociedade Beneficente São Camilo iniciou a construção do Hospital São Camilo Pompeia”, comenta Fernando Pompeu, gerente médico da unidade Pompeia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
O São Camilo Pompeia possui prontos-socorros infantil e adulto, Unidades de Terapia Intensiva pediátrica, adulta, coronariana e neurológica – trazendo o conceito de assistência multiprofissional e interdisciplinar, o que possibilita observar e tratar o paciente de forma holística.
“O hospital também é referência no Transplante de Medula Óssea (TMO) e conta com uma equipe especializada que já realizou mais de 550 transplantes, bem como um serviço de hemoterapia para o atendimento a pacientes onco-hematológicos”, destaca Pompeu.
Todos os anos são realizadas mais de 10 mil cirurgias, mais de 1,7 milhão de exames, 251 mil consultas no pronto-socorro, 130 mil consultas no Centro Médico e, aproximadamente, 17 mil internações na unidade Pompeia.
O Centro Cirúrgico está preparado e equipado para procedimentos de alta complexidade, incluindo cirurgias bariátrica, oncológica, cardíaca, implante de órteses e próteses. Também, realiza procedimentos minimamente invasivos e de alta precisão, como videolaparoscopia, neuronavegação e demais técnicas vídeo assistidas.
A unidade Pompeia, em conjunto com Santana e Mooca, recebeu na última semana, a certificação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), no Programa de Acreditação Internacional em Terapia celular da Associação para o Avanço da Hemoterapia e de Bioterapias (AABB), entidade internacional, líder na definição de padrões nessas áreas.