Sabemos que o bombeiro civil é um profissional que atua na prevenção e no combate a incêndios, também com conhecimentos para orientações na evacuação de ambientes em casos de emergência, bem como na prestação de primeiros socorros. Dessa forma, sua contribuição é fundamental na prevenção e na minimização de perdas e danos ao patrimônio. Neste mês de janeiro, a equipe de Engenharia de Segurança do Trabalho do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP), passou a contar com mais três bombeiros civis em seu setor, totalizando quatro profissionais do gênero. A primeira contratação foi em 2021.
Iberê Santos, supervisor do setor de Engenharia de Segurança do Trabalho, esclarece que o motivo primordial para contratação de novos bombeiros civis foi manter a segurança de toda a população “frequentadora” do hospital, como pacientes, colaboradores, visitantes, estudantes etc. Assim, surgiu-se a necessidade da criação de uma equipe de bombeiros civis, atendendo e prestando assistência 24 horas por dia no Hospital São Vicente.
“Os profissionais foram contratados pelo hospital para serem responsáveis pela gestão de riscos em sua área de atuação, além de elaborarem junto ao setor de Engenharia de Segurança do Trabalho, o Plano de Emergência contra Incêndio da Instituição. Dessa maneira, os mesmos identificarão e avaliarão os riscos existentes em instalações e no prédio, de uma maneira geral. Vale-se também de inspeções periódicas dos equipamentos de combate ao incêndio, realizando testes e simulação de ocorrências, elaborando relatórios, além da parte educativa à população fixa e flutuante no dia a dia do hospital”, esclarece Iberê.
Conquistado em 2022, o engenheiro relembra que para fins da obtenção do certificado AVCB – Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sua equipe, junto ao bombeiro civil da unidade, formaram uma Brigada de Incêndio, composta por 150 profissionais. “Os mesmos foram treinados em campo, em um Centro de Treinamento Especializado para a prática a combate de incêndio, além da oportunidade de experiência e aprendizado em um ambiente preparado, conhecido como “Casa de fumaça”, simulando uma situação real, entre outras situações”, explica ele.
Após esse período de treinamento, a equipe de Brigada de Incêndio permanece ativa, seguindo orientações práticas sob supervisão do bombeiro Oséias Gomes da Silva, primeiro bombeiro civil do HSV. As medidas de segurança impostas pela legislação vigente foram finalizadas durante o ano de 2022, culminando com a obtenção do certificado AVCB.
“Acreditamos que por meio dessa conquista, podemos oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos nossos usuários, onde podem contar com profissionais atentos à manutenção 24 horas de todo o nosso sistema de prevenção e combate a incêndio bem como, trabalham como educadores permanentes que auxiliam o nosso público na prevenção de sinistros”, finaliza o engenheiro, destacando do ponto de vista técnico, a importância dos profissionais em ambiente hospitalar.
“Dentro das responsabilidades adquiridas ao longo dos 13 anos exercendo a função de bombeiro civil, passei por empresas conceituadas das quais adquiri o aperfeiçoamento em várias situações e ocorrências. Espero colaborar para o bom desempenho das atividades diárias e rotineiras do São Vicente, auxiliando em situações de prevenção, instruções de novos colaboradores ou treinamentos de suporte. Espero contribuir com esta instituição renomada e referenciada em todo o estado de São Paulo”, compartilha Sandro Aparecido Paes de Arruda, um dos novos profissionais da equipe, atuando desde 2010 como bombeiro civil.
Hospital São Vicente retoma visitas noturnas nas UTIs
Como parte das ações de humanização e de retorno das atividades após a queda no número de pacientes internados com diagnóstico de Covid-19, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) retoma as visitas de familiares nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Além dos horários diurnos, os locais agora também realizam visitas das 19h30 às 20h, com autorização para entrada de dois visitantes em todos os horários. As alterações são validas para a Unidade de Suporte Intensivo (USI), UTI 1, UTI 2, UTI 3 e Unidade Pós-Operatória (UPO).
A instituição havia restringido os horários e a entrada de visitantes a fim de manter a segurança dos mesmos durante os períodos de aumento dos casos de covid-19.
Vale ressaltar que o uso da máscara permanece obrigatório nos serviços de saúde, conforme Decreto Estadual nº 67.299, de 24 de novembro de 2022.
Confira como ficam os horários de visita:
UTIs – Permitido dois visitantes
– UTI I (antiga UTI Geral) – 13h30 às 14h – 19h30 às 20h.
– UTI II (antiga UTI Coronariana) – 14h30 às 15h – 19h30 às 20h.
– UTI III (antiga UTI Neuro/Semi-Neuro) – 12h às 12h30 – 19h30 às 20h.
– Unidade de Suporte Intensivo – 14h30 às 15h – 19h30 às 20h.
– Unidade Pós-Operatória – 13h30 às 14h – 19h30 às 20h.
Enfermarias – Permitido um visitante:
– Pronto-Socorro (internação) – 15h às 15h30;
– Emergência (somente se não houver intercorrências) – 11h às 11h30;
– Enfermaria I (antiga Clínica Masculina) – 16h às 16h30;
– Enfermaria II (antiga Ortopedia) – 16h às 16h30;
– Enfermaria III (antiga Clínica Cirúrgica II) – 16h às 16h30;
– Enfermaria IV (antiga Clínica Cirúrgica I) – 16h às 16h30;
– Enfermaria VII e Enfermaria VIII (Cuidados Paliativos e Saúde Mental) – 16h às 16h30.
A troca de acompanhantes pode ser realizada das 6h às 21h – limitado a 3 trocas de acompanhantes diárias por paciente.