Hospital Universitário de Jundiaí é referência no projeto “Saúde em Nossas Mãos” do SUS

O Hospital Universitário de Jundiaí (SP) através do projeto ‘Saúde em Nossas Mãos’ recebeu na terça-feira (24) a visita técnica diagnóstica dos consultores do Hospital Albert Einstein, Patrícia Bopsin, consultora em saúde, Zélia Freria, enfermeira Sênior da UTI e Leonardo Fiuza, analista de custos médicos Hospital Albert Einstein.

‘Saúde em Nossas Mãos’ consiste em um projeto do PROADI-SUS idealizado por vários hospitais, que espera reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar. São 204 hospitais participando do projeto. A metodologia é conhecida como “modelo de melhoria” que consiste em capacitar equipes e trabalhar preventivamente com indicadores. Estes indicadores são monitorados por visitas técnicas e envio de relatórios.

A consultora Patrícia apresentou os dados do projeto com elogios ao relatório apresentado pelo HU, “Nunca havia recebido um relatório tão completo, com tanta riqueza em detalhes e com clareza nas informações apresentadas”, destacou ainda a elevada taxa de higiene de mãos que está em 95% de adesão, enquanto a média nacional é de 55% e o sucesso na redução em 43% das infecções na unidade, onde a meta proposta pelo projeto seria de 30%, algo que é muito significativo em comparação aos outros hospitais que participam do projeto.

Após a reunião de abertura, os consultores realizaram visita na unidade e conversaram com as equipes, verificando as ações descritas nos relatórios para melhoria dos procedimentos. Foi avaliado a rotina de trabalho e realizado apontamentos para a melhoria contínua dos processos.

A equipe de enfermagem comentou sobre a rotina de trabalho. A consultora enfermeira sênior Zélia enfatizou a dedicação e o cuidado com os pacientes da equipe de enfermagem “Trata-se de uma equipe que está comprometida com o projeto e evoluindo cada vez mais, sempre utilizo o HU de Jundiaí como referência para outros hospitais”, finaliza.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.