No dia 23 de janeiro, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro e a Unidade da Zona Norte receberam a visita do médico radiologista Dr. Mannudeep Kalra, professor de radiologia na Harvard Medical School e radiologista da Divisão de Imagem Torácica e Intervenção do Massachussets General Hospital (EUA). O Hospital Unimed Sorocaba foi escolhido para receber a visita por participar com pioneirismo do Projeto Nacional na Determinação de Níveis de Referência Diagnóstica em Exames Radiológicos.
O especialista veio ao Brasil como assessor técnico da Agência Internacional de Energia Atômica e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem com o objetivo de treinar e auxiliar uma equipe multiplicadora na utilização máxima da tecnologia dos equipamentos para reduzir as doses de radiação para os pacientes.
De acordo com a médica radiologista Dra. Mônica Bernardo, que é a líder do projeto no Brasil, membro da Comissão Proteção Radiológica Hospitalar e membro do Centro de Estudos e do Comitê de Radiologia do Hospital Unimed Sorocaba, esse projeto é uma ação conjunta da Agência Internacional de Energia Atômica, da Associação Brasileira de Física Médica e da Comissão Nacional de Energia Nuclear. “Esse trabalho está sendo realizado há três anos com 15 hospitais em vários estados do Brasil para treinar uma equipe que irá multiplicar esses conhecimentos, visando a educação continuada em proteção radiológica. O Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro faz parte dessa equipe”, explicou Dra. Mônica.
Segundo o coordenador da Comissão de Radioproteção Hospitalar do Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, Dr. Antônio Moscatelli, a diretoria executiva da Unimed Sorocaba incentiva e prioriza todas as ações relacionadas à proteção ao paciente. “Temos em nossa instituição uma Comissão de Radioproteção Hospitalar, que é um órgão de natureza técnico-científico, de caráter deliberativo e que atua de modo sistemático na elaboração, implantação e avaliação do Programa de Controle de Radioproteção Hospitalar, de acordo com as normativas da Secretaria de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde”, explicou o médico.
Dr. Moscatelli ressaltou que, além de atender as normativas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, a Unimed Sorocaba trabalha com doses abaixo do recomendado. “Seguimos os critérios do programa internacional de redução de doses e segurança ao paciente do Colégio Americano de Radiologia, visando mitigar os riscos aos pacientes e para os profissionais envolvidos”, pontuou.
No encontro, Dr. Kalra observou que os protocolos adotados pela Unimed Sorocaba são considerados referência para outros hospitais. “Escolhemos hospitais que têm práticas boas para que os mesmos sejam utilizados como referência para outros hospitais que não têm práticas adequadas. No geral, tive impressões muito positivas da visita e achei que as tecnologias de tomografia computadorizada e de radiologia seguem excelentes protocolos”, observou.
O presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Gustavo Ribeiro Neves também se reuniu com Dr. Kalra e destacou a importância da visita para a área de proteção radiológica da instituição. “Integrar esse projeto irá melhorar ainda mais os nossos equipamentos para que sejam feitos exames efetivos e com a menor exposição possível de radiação”, concluiu.
Também estiveram presentes no encontro o diretor superintendente, Dr. Sérgio Rachkorsky; a diretora de Mercado, Dra. Jeane Marie Peter; a diretora de Assuntos Médicos, Dra. Agnes Baptista e a diretora técnica do Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, Dra. Priscila Garber.