A 5ª edição do Encontro de Cancerologia no Interior Paulista (ECIP) contará com as principais novidades oncológicas relacionadas a técnicas de imunoterapias e tratamento de metástases, além de palestras sobre educação sobre luto para profissionais da saúde. O evento será realizado entre os dias 23 e 25 de março, em paralelo ao 12º Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária, com expectativa de reunir mais de 800 profissionais, entre médicos, profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia e outras especialidades.
Doutora em estudos relacionados à morte e desenvolvimento humano, a psicóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Júlia Kovács, é um dos principais palestrantes que estarão presentes na quinta-feira (23), primeiro dia de evento.
A profissional abordará a “Educação para morte e os profissionais da saúde e o luto”, que trata de abordagens que podem ser realizadas em casos de mortes individuais e naturais de pacientes, que acontecem do dia a dia da profissão. A palestra é voltada para diferentes profissionais da área, sendo um dos destaques da programação multidisciplinar do evento.
Na sexta (24), o destaque é a palestra apresentada pelo Dr. Carlos Henrique dos Anjos, oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês. Ele falará sobre as “Controvérsias no câncer de mama metastático: doença oligometastática e oligoprogressão”.
O especialista irá abordar as novas evidências nos tratamentos para combinados que podem ser utilizados em pacientes com tumores mamários oligometastáticos (quando há cinco ou menos pontos de metástase no corpo), ou de oligoprogressão (quando o controle sistêmico de doença está adequado, exceto em um ou dois sítios de progressão).
“Existem casos em que vale a pena adicionar tratamento local, como radiocirurgia, cirurgia, ou radioablação, ao invés de manter apenas o tratamento medicamentoso, como é feito atualmente. Na palestra, discutiremos a abordagem desse tipo de consulta e como ela pode ser realizada de forma mais eficiente”, afirma Dr. Carlos Henrique dos Anjos.
Outro grande destaque do evento será apresentado no sábado (25), pelo médico oncologista, especialista em tumores ginecológicos e mamários do HB Onco, Dr. João Daniel Guedes. Dessa vez, o tema será “Mudanças no paradigma terapêutico dos cânceres ginecológicos através da imunoterapia”.
Segundo o especialista, por muito tempo tratamentos de tumores se baseavam em cirurgias, radioterapias e quimioterapias convencionais. Porém, estudos recentes mostraram que a imunoterapia é muito eficaz no tratamento de determinados tipos de câncer, mudando a forma como o procedimento pode ser conduzido.
“A imunoterapia ajuda sistema imunológico do corpo a identificar as células defeituosas que causam o câncer. É importante discutir o tema, trazendo novas abordagens e tecnologias, principalmente no tratamento de tumores ginecológicos”, afirma o Dr. João Daniel Guedes.
Esses são apenas alguns dos destaques do ECIP, que é realizado em conjunto com o 12º Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária. O evento, promovido pela Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), acontece nos dias 23 a 25 de março, no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).
A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis no site www.ecip.com.br. O valor da inscrição é de R$ 150,00 para todas as áreas de atuação: médicos, equipes multidisciplinares e acadêmicos.