Após as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de SP, o Movimento União BR, organização especializada em criar hubs de emergência por todo o Brasil, e o Instituto Horas da Vida, entidade sem fins lucrativos que promove acesso à saúde para populações em situação de vulnerabilidade, trabalham juntos para deixar um legado assistencial na região. Desta vez, o trabalho é focado em desafogar a fila de atendimento médico, com o envio de uma carreta e três contêineres preparados para atender as pessoas, além da doação de insumos e equipamentos hospitalares para as UPAs e UBSs da cidade. A meta é atender cerca de 8 mil pessoas durante os dois meses que as estruturas ficarão na cidade.
Para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito na região, a carreta ficará no centro de São Sebastião, e os três containers ficarão por dois meses em Juquehy. Ambas as unidades móveis de saúde terão consultórios para atendimento de diversas especialidades médicas e telemedicina para casos menos urgentes. Todos os equipamentos terão consultores de saúde, contratados em parceria com o Instituto Horas da Vida, referência no tema de saúde do Brasil.
Assim que a região foi atingida, o Movimento União BR coordenou o envio de 50 mil refeições desidratadas e dez filtros de água – cada um com capacidade para atender 500 pessoas por dia – roupas, eletrodomésticos como geladeira e fogão, itens escolares, além da contratação de pousadas da região para receber as pessoas desabrigadas. Até o momento, foram arrecadados R$ 6 milhões, desde o início da captação pelo Movimento União BR, com apoio de microdoadores e empresas e entidades que se solidarizaram com a causa.
“Logo após o período mais forte das chuvas, entramos em ação para auxiliar os desabrigados e os atingidos pelos deslizamentos, fornecendo local para ficar, comida e água. E como o Litoral Norte de SP está enfrentando filas enormes para atendimento médico. Para ajudar a desafogar e, em parceria com outras entidades e empresas privadas, vamos apoiar a região com serviços médicos, pois o nosso foco é sempre deixar um legado por onde passamos”, adianta Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR.
O projeto é uma parceria entre Movimento União BR e Instituto Horas da Vida, sendo viabilizado por empresas como Novartis, Seguradora Zurich, Flexmedical, Positivo, Europamotors, Mercedes, 3R, Banco Itaú, Easy Drinks, Carreira Muller e H7m e com apoio das seguintes entidades: Instituto da Criança, Instituto Far Hinode, Fundação Amor Horizontal, Instituto Bancorbrás e Instituto Gestão da Cidadania.
“Esta iniciativa é o exemplo de entrega do principal objetivo do Instituto Horas da Vida, que é levar acesso à saúde para quem mais precisa, ajudando, assim, a diminuir a fila de espera no Sistema Público de Saúde/SUS. Para isso, tem sido fundamental o apoio de empresas que realmente demonstram atenção com a população e nos ajudam a impactar a vida de milhares de pessoas, no momento e no local em que elas precisam”, completa Rubem Ariano, fundador do Instituto Horas da Vida.