Com pouco mais de uma semana de funcionamento, o Hospital São Luiz Campinas (SP) já realizou sua primeira Crioablação para tratamento de arritmia cardíaca.
O procedimento, realizado por meio do moderno equipamento de Hemodinâmica da unidade, foi conduzido pela equipe da RitmoCordis, composta por cinco médicos especialistas: Januário de Pardo Mêo, Fernando Piza, Márcio Figueiredo, Haroldo Ribeiro e Natália Gimenez.
Trata-se de um procedimento rápido e minimamente invasivo, que devolve qualidade de vida a pacientes que sofrem com fibrilação atrial, uma condição de batimento cardíaco irregular.
Nesse método, um cateter com um balão na ponta é inserido através da virilha e guiado até o coração. “Ao chegar lá, é inflado e um fluído é usado para congelar e criar cicatrizes no tecido ao redor das veias, interrompendo os sinais elétricos anormais e restaurando um ritmo cardíaco regular”, explica o cardiologista Januário de Pardo Mêo.
O especialista destaca que esse tipo de procedimento é indicado para pacientes que não respondem, ou não toleram, medicamentos antiarrítmicos.
“Em outras palavras, é uma opção para pessoas cujo quadro não pode ser controlado apenas com medicamentos, ou quando a fibrilação atrial é especialmente sintomática, causando palpitações, fadiga, falta de ar ou tonturas que afetam a qualidade de vida do paciente”, complementa Mêo.
Tecnologia de última geração
A sala de Hemodinâmica do Hospital São Luiz Campinas conta com o que há de mais moderno e avançado em termos de tecnologia em saúde, proporcionando mais precisão na realização de procedimentos minimamente invasivos.
“A tela grande tem a capacidade de fornecer imagens claras e precisas, com baixas doses de raios-X, contribuindo para a execução segura e efetiva do procedimento”, enfatiza o cardiologista.
O paciente, de 57 anos, recebeu alta já na manhã seguinte ao procedimento, que durou apenas 90 minutos. “Uma grande vantagem da crioablação é a redução do tempo do procedimento, significando menos tempo sob anestesia para o paciente, o que contribui para um processo eficiente e mais seguro”, finaliza Januário.
Inaugurado no dia 19 de maio, o Hospital São Luiz Campinas está localizado na Avenida Andrade Neves, região central da cidade.
Com investimento de R$350 milhões, o São Luiz Campinas da Rede D’Or contará com um total de 325 leitos, sendo 243 de internação adulto (dos quais 10 para maternidade), 9 de internação pediátrica, 52 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, 13 de UTI Neonatal e 8 de UTI pediátrica.
Nesta primeira fase são 161 leitos instalados e 50 operacionais, com processo de abertura gradativo.
A unidade possui 47 mil metros quadrados de área construída, onde o conforto e a modernidade estão presentes em todos os ambientes. Os 12 andares abrigarão serviços como pronto-socorro adulto e infantil, maternidade, centro cirúrgico, apartamentos para internação e ambulatórios. São mais de 40 especialidades disponíveis, entre elas neurologia, oncologia, pediatria e hematologia.
Todos os serviços estão em funcionamento e o hospital já possui parceria firmada com operadoras como Care Plus, Porto Seguro, SulAmérica, Seguradoras Internacionais, Vale, World Assist., além da opção de atendimento particular. O Telefone de contato para atendimento de clientes e pacientes é o (19) 3014-3000.