Exposição interativa permitirá aos visitantes um mergulho nas maravilhas da visão humana

“Dimensões do Olhar: uma experiência imersiva no olho humano”. Esse é o tema de uma exposição que estará disponível para os visitantes do Congresso Nacional a partir dessa semana. Em um túnel de LED que permite interação entre o público e as imagens projetadas, será possível conhecer um pouco sobre a visão, este sentido que nos conecta com a realidade ao nosso redor. A inauguração acontece na quarta-feira (14), às 17h30, no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, como parte das atividades do VII Fórum Nacional de Saúde Ocular.

A estrutura da exposição é composta por uma lona impressa e iluminação cênica. O túnel tem uma extensão de seis metros, com 2,5 metros de largura. Ao adentrar a instalação, os participantes poderão assistir um vídeo que será apresentado nas duas paredes simultaneamente, com sistema de áudio imersivo. A passarela inclui ainda uma parte interativa, com conteúdo relacionado à exposição. Na parte externa, estarão à disposição do público três totens que também incrementarão a experiência.

A exposição acrescenta um elemento lúdico e educativo ao VII Fórum Nacional de Saúde Ocular, que pretende estimular o debate sobre o aperfeiçoamento da assistência oftalmológica no país junto aos deputados federais, senadores e gestores públicos e privados. Ambos os eventos – o Fórum e a exposição – estão organizados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com o apoio da Frente Parlamentar da Saúde e da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

Na inauguração da instalação, que fica no mesmo local do Fórum marcado para a quinta-feira (15), de 8h30 às 12h, os parlamentares presentes serão convidados a fazerem a imersão proposta. “Esperamos sensibilizar os políticos e os tomadores de decisão sobre o tema. Decisões importantes sobre o acesso da população brasileira aos cuidados com a saúde ocular acontecem no Poder Legislativo”, lembrou o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.

Durante o VII Fórum, transcorrerão debates sobre questões como a prevalência de doenças oculares no País, a distribuição dos oftalmologistas em território nacional e o acesso à assistência oftalmológica na rede pública, entre outros pontos. Também serão apresentadas as propostas do CBO para superação dos desafios na área, visando ampliar e qualificar o atendimento da população.

O formato criado pelo CBO, em 2001, foi pioneiro e, por sua relevância e pertinência, atraiu o interesse do Ministério da Saúde, que se tornou parceiro na realização do evento, que chega a sua sétima edição com um outro importante apoiador: a Frente Parlamentar da Saúde, presidida pelo deputado Dr. Zacarias Calil. Além deles, também confirmaram presença nas mesas expositoras os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde de Estados e de Municípios, respectivamente, CONASS e CONASEMS.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 3% da população mundial apresentam deficiência visual moderada, grave ou cegueira. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que doenças oculares severas atingem cerca de 5 milhões de brasileiros, especialmente o público idoso, que são portadores de problemas irreversíveis de visão como o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Veja a programação do VII Fórum Nacional de Saúde Ocular:

  • 8h30 Abertura
    Deputado Federal Dr. Zacarias Calil, Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, Dr. Marcos Ávila
  • 8h45 Apresentações do Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS
  • 9h15 As condições de saúde ocular no Brasil
    Dr. Frederico Valadares de Souza Pena
  • 9h40 Oftalmologia no Brasil: quantos somos e onde estamos
    Dra. Wilma Lélis Barboza
  • 10h05 A assistência oftalmológica no SUS hoje
    Dr. Marcos Ávila
  • 10h30 A proposta da Oftalmologia Brasileira
    Dr. Cristiano Caixeta Umbelino
  • 10h55 Debate
  • 12h Encerramento
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.