A saúde é o segundo maior gasto das empresas, ficando atrás apenas da folha de pagamento, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Este também é o tema do painel “Custo com saúde nas empresas: existe solução!”, que será apresentado pelo CEO da AsQ, André Machado Júnior, dia 28 de junho, durante a ExpoGestão.
Especializada em saúde corporativa, a AsQ atende clientes em todo o Brasil sempre buscando conciliar o atendimento aos colaboradores com a saúde financeira das empresas. “Estamos vivendo um momento turbulento em relação ao custo com saúde. A demanda reprimida do pós-pandemia provocou um aumento nos valores dos planos de saúde. Tem empresa que precisou arcar com reajustes de até 30%”, diz o CEO da ASQ.
Segundo Machado, a estratégia para manter estes custos sob controle passa por medidas que contemplam toda a jornada do colaborador, desde a contratação. Isso envolve um serviço de saúde ocupacional de excelência integrado à saúde do colaborador, com atendimento pautado na atenção primária, monitoramento de pessoas com doenças crônicas, gestão de afastados, cuidado com a saúde mental, estímulo ao autocuidado e programas específicos para prevenção de doenças. “É um conjunto de fatores que reduz o absenteísmo, melhora a produtividade e diminui o custo com a saúde nas empresas”, afirma.
Veja as dicas da AsQ para reduzir custos com saúde nas empresas:
- Integração de dados (saúde ocupacional e assistência à saúde atuando de forma conjunta);
- Agenda positiva para estímulo ao autocuidado;
- Foco no atendimento primário;
- Monitoramento de pessoas com doenças crônicas;
- Gestão de afastados.