Medicina Unoeste abre 10 vagas para transferência externa

Ana Paula Marques deixou uma IES de Adamantina e se transferiu para Jaú para concluir o curso de Medicina na Unoeste

Considerada a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, com base na mais recente avaliação do IGC/MEC (Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação), a Unoeste é referência de Instituição de Ensino Superior (IES). Inclusive figura entre as principais do Brasil que oferecem o curso de Medicina. Para quem já é estudante na área, porém estuda em outra instituição e gostaria de concluir o curso numa das estruturas acadêmicas mais completa do país, já pode se inscrever no processo seletivo de transferência externa para os campi da Unoeste em Jaú e Guarujá. Ao todo, são 10 vagas disponíveis para termos distintos, sendo sete delas reservadas para o campus de Guarujá e outras três vagas para o campus de Jaú. Se inscreva e transfira-se já neste link.

Quem escolhe medicina como profissão sabe que terá uma grande responsabilidade por toda a vida, afinal esse profissional é preparado para lidar com vidas. Por isso, alguns requisitos no processo de formação são fundamentais para estimular as habilidades necessárias, de modo que o estudante se torne um profissional preparado e mais seguro para sua atuação. Esses pontos são priorizados na Unoeste por meio de laboratórios supertecnológicos, que permitem simulações e treinos em diferentes cenários. Confira aqui os motivos para fazer o curso na Unoeste.

A estudante Gabriela Carrasqui Souza, hoje matriculada no 5º termo de Medicina na Unoeste Guarujá, fazia o curso médico em Ciudad del Este, no Paraguai. Teve a oportunidade de ingressar na Unoeste em 2022, por meio da prova de transferência. “Escolher a Unoeste para dar continuidade aos meus estudos foi a melhor decisão, pois encontrei uma universidade com tamanha reputação, qualidade e com uma das melhores estruturas acadêmicas do país. Está sendo um diferencial essencial para minha formação profissional. A universidade oferece ambiente acadêmico estimulante, com inúmeras oportunidades de vivências práticas e aprendizagem, assim como ferramentas necessárias para me tornar uma profissional competente e realizada. Tem sido extremamente enriquecedor para o meu desenvolvimento como médica em formação. A Unoeste tem superado minhas expectativas em todos os aspectos, me proporcionado preparação para os futuros desafios da profissão e uma formação sólida, de excelência”, considera ela.

Já a estudante Ana Paula Marques trocou uma instituição de Adamantina, na Nova Alta Paulista, pela Unoeste Jaú. Ela é natural de Bauru e antes acabava tendo que ficar longe dos dois filhos para estudar. Quando soube da possibilidade de transferência para a Medicina Jaú, por meio do processo seletivo da Unoeste, não pensou duas vezes. Hoje ela está matriculada no 5º termo de Medicina no campus. “Eu optei pela Unoeste Jaú porque a Unoeste Prudente já tinha uma concorrência bem grande entre as particulares de Medicina. Como a Unoeste Jaú tinha acabado de abrir, eu acreditava que fosse seguir o mesmo padrão de Prudente. E de fato o campus em termos de infraestrutura é excelente, disparado o melhor daqui da nossa região. Tem tudo o que a gente precisa, tudo muito novo, moderno, o corpo docente é incrível, professores com uma didática de ensino excelente”, elogiou.

Para quem tem vontade de estudar na Unoeste, ela dá o recado. “Pra quem tá pensando transferir pra cá, ou vir pra nossa região de Jaú, nós temos algumas faculdades num raio de 50 quilômetros que são concorrentes, mas eu tenho certeza que a Unoeste aqui na região se destaca pela estrutura nova. E com certeza é tudo isso que chama mais atenção”.

Importante dizer que em Jaú, onde a Ana Paula estuda, o prédio da Unoeste fica na Avenida Totó Pacheco, Zona Industrial de Jaú, próximo ao Shopping Território do Calçado e às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225). O campus possui 33 laboratórios com equipamentos de ponta, dentre eles o de Habilidades e Simulação com 14 estações. A estrutura conta ainda com 22 salas de aula, salas de metodologias ativas, entre outros espaços. Já a Unoeste Guarujá também está em campus próprio, localizado no bairro Enseada, nas proximidades do hipermercado Carrefour. O prédio que é novo reúne mais de 30 laboratórios, salas de metodologias ativas, Biblioteca e outros espaços.

Podem participar do processo seletivo de transferência externa alunos de cursos de graduação em medicina (autorizados e/ou reconhecidos) de outras instituições de educação superior legalmente credenciadas pelo Sistema de Ensino Nacional, e que tenham concluído no curso de origem as disciplinas, módulos e atividades curriculares conforme exigência dos editais. O edital para o processo seletivo de Guarujá pode ser acessado aqui. Já para quem pretende concorrer uma das vagas na Unoeste Jaú, pode acessar o edital neste link.

Vagas em oferta

O campus de Guarujá oferece neste momento o maior número de vagas. São sete no total, sendo três para serem preenchidas no 5º termo (3º ano), duas no 4º termo e outras duas no 3º termo – estes dois últimos correspondem ao 2º ano da Medicina na Unoeste. As inscrições aos interessados em estudar no litoral seguem abertas até o dia 7 de julho. Já para Jaú, são oferecidas três vagas, sendo uma para o 2º termo (1º ano), uma para o 4º termo (2º ano) e uma para o 5º termo (3º ano). As inscrições neste caso seguem até o dia 15 de julho.

Processo seletivo e resultado

Em ambos os casos, os processos seletivos serão compostos de três fases. A primeira é por meio de prova, classificatória e eliminatória. Na segunda fase, será classificação considerando o perfil do interessados. Na terceira fase, por eliminatória levando em consideração a análise do histórico escolar e planos de ensino. O resultado dos processos seletivos (classificados e lista de espera) será divulgado exclusivamente no site da Unoeste: no dia 14 de julho no caso de Guarujá, e no dia 21 de julho no caso de Jaú. As provas presenciais, compostas de 60 questões de múltipla escolha, será no dia 11 de julho no campus de Guarujá, e no dia 18 de julho no campus de Jaú.

Transferência com o Fies

Para quem é beneficiário do Fies numa outra instituição, ainda tem prazo de utilização de financiamento e quer se transferir para a Unoeste, também pode e não perde o financiamento. Após regularizar a parte acadêmica, basta solicitar a transferência pelo site do Fies. A instituição de ensino de origem terá de fazer a validação da transferência. A partir daí, basta procurar o Setor de Atendimento ao Aluno da Unoeste para que seja feita a aceitação do Fies.

Alunos de medicina que não tem o Fies, saiba que é possível contratá-lo desde que tenha participado de qualquer edição do Enem desde 2010, de acordo com o edital a ser divulgado. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atendimento ao Aluno da Unoeste, por meio do telefone (18) 3229-1178.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.