O Hospital e Maternidade Santa Joana promoverá nos dias 10 e 11 de novembro (sexta-feira e sábado) o seu 8º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica. O evento de atualização médica será dividido em blocos temáticos e abordará: ‘Assistência ao Parto no Período Expulsivo’; Hemorragia Obstétrica; Medicina e Cirurgia Fetal; e Saúde Mental em Medicina Materno-Fetal. Destinado a obstetras e enfermeiros, o encontro será realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP), e contará com a participação de renomados convidados nacionais e internacionais, como o médico Drauzio Varella.
De acordo com o Dr. Eduardo Cordioli, diretor Técnico de Obstetrícia do Grupo Santa Joana, o principal objetivo do evento é proporcionar aos participantes conhecimento atualizado, bem como trazer as principais tendências na obstetrícia sempre com foco em levar o melhor atendimento para suas pacientes.
Um dos temas que será abordado no Congresso é a ‘Assistência ao Parto no Período Expulsivo’, explorando técnicas e procedimentos inovadores com foco em precisão e abordando a tomada de decisão clínica segura e baseada em evidências durante o momento final do nascimento. Outro tema destaque é a ‘Hemorragia Obstétrica’ no pós-parto, segunda principal causa de morte materna no mundo e que também contribui para o aumento da morbidade em gestantes e puérperas, destacando estratégias de intervenção e manejo para minimizar riscos e garantir a segurança de mães e recém-nascidos. A edição 2023 discutirá o programa Patient Bloond Management (PBM) – abordagem multidisciplinar de gerenciamento do sangue da paciente que busca minimizar as perdas sanguíneas, maximizar a tolerância à anemia e evitar transfusões desnecessárias, visando a melhor evolução da paciente. O Programa vem contribuindo para a redução da mortalidade e morbidade materna. Vale destacar que, para cada um caso de mortalidade materna, habitualmente, há 70 casos de morbidade. Portanto, a mortalidade materna é apenas a ponta do iceberg. As transfusões sanguíneas seguramente salvam vidas maternas, mas quando não bem indicadas, agravam a morbidade. “Ao reduzirmos a necessidade de uma transfusão de sangue no pós-parto, diminuímos também o risco para a paciente, além de contribuir com a sociedade como um todo já que temos um déficit de sangue de hemoderivados no setor”, completa Cordioli.
O evento abordará, ainda, temas relacionados à ‘Medicina e Cirurgia Fetal’, mostrando a importância do cuidado pré-natal, abordando métodos avançados de rastreamento e diagnóstico gestacional no primeiro trimestre para antecipar e prevenir complicações, pois quanto mais precoce o diagnóstico e mais rápida a definição do tratamento, maior chance de sucesso. A edição deste ano do CMO também traz como convidados internacionais a Dra. Sally Collins, professora de Obstetrícia da Universidade de Oxford na Inglaterra, reconhecida pela sua expertise em alta complexidade obstétrica e uma das maiores referências mundiais sobre o tema de desordens da placenta, entre elas o acretismo placentário. A especialista irá abordar os fatores humanos na condução da alta complexidade em obstetrícia por meio do case de acretismo placentário e os dilemas da preservação do útero em situações críticas.
Outro assunto que será destaque no 8º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica do Santa Joana é a Saúde Mental em Medicina Materno-Fetal, promovendo discussões sobre a proteção e promoção do bem-estar psicológico de gestantes e suas famílias. o evento terá a participação da consultora médica especializada em Saúde Materna e Perinatal, Dra. Ana Pilar Beltrán, que atualmente atua no Programa Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento em Reprodução Humana (HRP), uma colaboração inovadora entre UNDP, UNFPA, UNICEF, WHO e o Banco Mundial. Com uma carreira dedicada à pesquisa e ao avanço da saúde da mulher, Dra. Ana desenvolveu e implementou numerosos programas e iniciativas para melhorar os padrões de saúde materna e perinatal em nível global. Em seu trabalho em Genebra (Suíça) na Organização Mundial da Saúde (OMS), contribui significativamente para o campo da saúde feminina junto a diversos especialistas e organizações internacionais.
Recentemente, a saúde mental das mulheres no puerpério entrou para a lista das principais causas de morte materna ao lado da pré-eclâmpsia, hemorragia, acretismo placentário e sepse. Dentro desse importante assunto, os participantes terão a oportunidade de assistir uma palestra do renomado médico Drauzio Varella sobre saúde mental e qualidade de vida na atualidade.
As inscrições para o Congresso podem ser realizadas pelo site: gruposantajoana.com.br/ensinoepesquisa/eventos-cientificos/8-congresso-internacional-de-medicina-obstetrica