Hospital Badim anuncia novo diretor Executivo

Desenvolvimento sustentável, novas oportunidades de negócios e parcerias. As metas compõem o plano gestor do novo diretor executivo do Hospital Badim, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O pediatra e infectologista pediátrico Leonardo Menezes assumiu o cargo há cerca de dois meses e projeta ampliar a capacidade de atendimento, em breve. A sua primeira ação à frente da unidade hospitalar visa o crescimento orgânico da instituição, com a abertura de salas cirúrgicas, ampliação de leitos e melhorias na assistência emergencial.

Menezes define o momento como de “observação e de muita escuta. Estamos nos conhecendo [se referindo aos colaboradores], na fase de muita conversa para identificar as reais necessidades de cada setor. É vital essa troca de informações e ideias, pois necessito conhecer profundamente a rotina e a cultura da empresa. Lidamos com uma atividade extremamente complexa e precisamos ter segurança e assertividade nas decisões”, comenta o executivo.

Leonardo Menezes se diz surpreso com a infraestrutura do Hospital Badim e considera a unidade um campo fértil para resultados ainda melhores e que vão impactar na qualidade de vida da comunidade. “O Hospital possui uma estrutura interna moderna e eficiente, equipado com tecnologia de ponta, instalações de alta qualidade e ainda apresentou nos últimos anos uma capacidade de recuperação excepcional. Esses elementos evidenciam o seu potencial de crescimento. Além disso, a sua localização é estratégica, numa região populosa e com poucas unidades de saúde desse porte”, avalia.

De perfil tranquilo e muito observador, Leonardo Menezes traduz em poucas palavras os ingredientes de uma gestão harmônica: transparência e comunicação clara. “Cada vez mais, um tema relevante no ambiente de trabalho é a felicidade, que está condicionada a uma gestão transparente e de parceria com os colaboradores para que eles possam atuar de forma participativa. Eu considero esses valores fundamentais, especialmente pelo fato de o trabalho hospitalar ter uma ‘carga muito pesada’.  Quero que essa seja a marca da minha gestão e, assim, elevar o hospital a um patamar ainda mais alto em qualidade assistencial. Dessa forma, conseguimos beneficiar quem está lá na ponta, o paciente”, acrescenta o gestor.

Carreira

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Pediatria e Infectologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Leonardo Menezes vem investindo na carreira de gestor hospitalar desde 2013, quando assumiu o cargo no Hospital Santa Teresa de Petrópolis, na região Serrana do Rio. Promovido a diretor executivo, Menezes permaneceu na unidade até o ano passado, sendo responsável pela implantação da cultura de acreditação e conquista do Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e certificação ONA para o hospital.

Em 2022, Menezes assumiu a direção técnica da Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul da capital, onde saiu para assumir o cargo de diretor executivo do Hospital Badim. Como médico clínico, Menezes já foi consultor do laboratório Merck Sharp and Dohme, chefe do ambulatório de pediatria e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz. Complementou a sua carreira acadêmica com MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mais recentemente com o MBA Management na Escola de Negócios da PUC-Rio.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.