Trabalho desenvolvido no Hospital Santa Cruz recebe Prêmio Melhores Práticas na Medicina

O ‘Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos: análise farmacoeconômica em busca de melhores práticas’, desenvolvido e aplicado no Hospital Santa Cruz (HSC), recebeu o Prêmio Melhores Práticas em Medicina – Categoria Acadêmico, promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Os vencedores foram anunciados em 18 de outubro, Dia do Médico, em cerimônia realizada no Teatro Amrigs, em Porto Alegre (RS).

O HSC foi representado na premiação pelo médico infectologista e diretor técnico da Instituição, Marcelo Carneiro, e pelo estudante de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Henrique Ziembowicz. Eles são membros da equipe junto à farmacêutica clínica e líder do time operacional do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos do Hospital, Rochele Mosmann Menezes, ao estudante de Medicina da Unisc Fábio Balbinot e à residente multiprofissional em saúde do HSC, Taíne Brum.

Os antimicrobianos são substâncias naturais (antibióticos) ou sintéticas (quimioterápicos) que agem sobre microrganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição, sendo eficaz contra um amplo espectro de micróbios, como bactérias, mofo, fungos e até mesmo vírus. O seu uso transformou a prática médica, convertendo infecções anteriormente fatais em doenças tratáveis, reduzindo a mortalidade em pacientes com sepse grave ou choque séptico.

No HSC, o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos aprimorou o uso de antimicrobianos (ATM) por meio de protocolos para troca de via de administração, passando da formulação intravenosa para a oral, conhecida como Switch Therapy (ST). O objetivo é promover o uso racional de antimicrobianos e a sustentabilidade financeira da instituição.

Para isso foram implementadas estratégias na Ala São Francisco do Hospital Santa Cruz do Sul, destinada exclusivamente para pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), resultando em melhores práticas e benefícios clínicos aos pacientes elegíveis para ST. A intervenção foi realizada no período de 1º de novembro de 2022 a 30 de julho de 2023, totalizando 35 conversões em 35 pacientes.

“A abordagem busca otimizar o uso de antimicrobianos, reduzir os custos de tratamento, minimizar os riscos associados à terapia intravenosa e melhorar os resultados clínicos”, explica Rochele. Ela destaca, ainda, que o protocolo foi desenvolvido em conjunto pelo Programa de Controle de Infecção Hospitalar e pelo Serviço de Farmácia Clínica do Hospital, visando orientar o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos e estabelecer critérios para a troca de antimicrobianos da via intravenosa para a via oral, com base em parâmetros pré-definidos.

Segundo a farmacêutica, a economia gerada pela prática foi de R$ 5.722,08 no período analisado. “Esta farmacoeconomia fortalece a sustentabilidade financeira da Instituição, além de promover a gestão racional de antimicrobianos e demais recursos disponíveis”, avalia.

Prêmio

O Prêmio Melhores Práticas em Medicina foi criado em 2021 e tem o propósito de destacar contribuições significativas que estão transformando a Medicina e aprimorando a qualidade dos cuidados de saúde em todo o Brasil. Os vencedores nas diversas categorias recebem troféus e certificados digitais, enquanto os destaques nas categorias Profissional – Pessoa Física (PF), Acadêmico e Terceiro Setor também são agraciados com prêmios em dinheiro.

Redação

Redação

One thought on “Trabalho desenvolvido no Hospital Santa Cruz recebe Prêmio Melhores Práticas na Medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.