O pioneirismo, sob diversos aspectos, é uma das premissas da assistência em saúde oferecida pelo Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP). E a área de urologia, bastante enfatizada pela campanha global “Novembro Azul”, traz uma das novidades mais recentes da unidade: a cirurgia que utiliza o laser thulium para a enucleação endoscópica de próstata, chamada de ThufLEP. A técnica, usada para o tratamento do aumento benigno da próstata, já foi realizada dez vezes no hospital, todas com resultados positivos; outras quatro estão marcadas para o próximo mês.
No interior paulista, o Vera Cruz é um dos primeiros a adotar a ThufLEP, chancelada pela EUA (European Association of Urology) e AUA (American Urological Association) – as principais sociedades de urologia do mundo – como tratamento “Padrão Ouro” para o tratamento de próstatas maiores que 80 gramas. A AUA vai além: indica a técnica independentemente do tamanho da próstata, justamente por oferecer grandes vantagens aos pacientes.
“O procedimento, pela alta potência do laser, permite a retirada de uma quantidade maior de tecido prostático, uma recuperação pós-operatória mais rápida, com alta após um dia de internação, e possibilitando ao paciente um maior jato urinário e menos incômodo no pós-operatório”, explica Bruno Resende, urologista do Vera Cruz. Segundo o especialista, o laser thulium tem superioridade em relação a outros métodos disponíveis para o tratamento da doença devido às características físicas, gerando uma potência de ação muito maior e uma frequência de ondas de choque muito mais elevada, podendo trazer aos pacientes os benefícios citados acima.
À medida em que a enucleação endoscópica de próstata seja mais conhecida, deve crescer o número de interessados no procedimento, acredita Resende. “Para fazer este tipo de cirurgia é necessário que o paciente procure por profissionais capacitados e treinados para realizar esta técnica da forma correta para que tenha todos os benefícios dela”, conclui.
Tratamentos modernos e eficazes
A ThufLEP é segunda novidade só neste ano voltada ao tratamento de próstata. No primeiro semestre, o Vera Cruz Hospital trouxe para a região a cirurgia de UroLift. O procedimento, que chegou ao Brasil em março, visa o tratamento da próstata aumentada, ou seja, da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Considerada simples, a cirurgia leva em torno de 20 minutos, e a alta também é no mesmo dia. Com auxílio de um aplicador, é acessada a próstata aumentada, permitindo que pequenos implantes sejam colocados de forma permanente no local onde é necessário o alargamento da uretra prostática, afastando os tecidos e expandindo o canal da uretra. O alívio é rápido e seguro.
O médico urologista João Vitor Caprini Oliveira, que também integra a equipe do Vera Cruz Hospital, acrescenta outro benefício da técnica. “Outra vantagem do UroLift é que ele pode preservar a função de ejaculação, auxiliando na atividade sexual o que é considerado importante para muitos pacientes”, destaca.