Hospital cria versão saudável do “morango do amor” para pacientes com restrições alimentares

Pacientes do Hospital Anália Franco, na zona leste de São Paulo, poderão entrar na mania gastronômica do momento e experimentar o famoso “morango do amor”. A versão desenvolvida pelo departamento de Nutrição da unidade hospitalar foi pensada especialmente para pessoas com diabetes ou dieta com restrição de açúcar e adaptada para uma fórmula proteica e funcional.

Inspirada na tendência atual que resgatou o “morango do amor” como um dos doces queridinhos nas redes sociais e nas ruas do país, a equipe buscou uma versão mais natural e segura, livre de açúcar refinado, corantes artificiais e conservantes. A ideia é permitir que o paciente possa saborear o doce das redes sociais, com tranquilidade, dentro dos limites de sua dieta.

Segundo a nutricionista e gerente da Nutrição da Rede Total Care, Larissa Lins, a criação tem um propósito que vai além da alimentação. “Nosso objetivo é promover não só a recuperação física, mas também trazer afeto, acolhimento e estímulo à alimentação. É um gesto simples, mas com grande impacto emocional e nutritivo para o paciente”, afirma.

A iniciativa integra uma das ações do setor de nutrição hospitalar da Rede Total Care, formada pelo Vitória Anália Franco e outros 18 hospitais em São Paulo e Rio de Janeiro. O preparo do “morango do amor proteico” utiliza ingredientes com propriedades específicas, como proteínas de alto valor biológico, calda feita com carboidrato de absorção lenta obtido do açúcar da beterraba, sendo utilizados produtos naturais, e composição pensada para facilitar a aceitação sensorial.

Publicidade

“Conseguimos entregar um preparo visualmente bonito, saboroso, e ainda assim alinhado com as recomendações clínicas, ou seja, uma receita natural e sem adição de açúcar”, relata a supervisora de nutrição da unidade, Vanessa Pereira. Para os pacientes, essa releitura representa não apenas um alimento, mas um momento de prazer, resgate emocional e humanização. “O doce, além de oferecer energia e proteínas, resgata memórias afetivas e humaniza o cuidado hospitalar”, complementa a especialista.

O desafio está em inovar sem comprometer a segurança alimentar e a prescrição dietética individualizada. “Trabalhamos sempre com respaldo técnico e acompanhamento multidisciplinar, garantindo que a preparação esteja adequada ao plano alimentar de cada paciente. Esse é mais um exemplo do compromisso da Rede Total Care com a excelência no cuidado integral, combinando ciência, empatia e criatividade dentro do ambiente hospitalar”, destaca Larissa Lins.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.