Mater Dei incorpora tecnologia Da Vinci para cirurgias robóticas na unidade de Nova Lima

Crédito: Jonatas Brandão

O Mater Dei Nova Lima passa a integrar a cirurgia robótica ao seu centro cirúrgico com a incorporação da plataforma Da Vinci, uma das mais avançadas soluções em cirurgias para procedimentos minimamente invasivos. O sistema reforça a posição da instituição como referência em alta complexidade e inovação assistencial.

A plataforma será aplicada em diferentes especialidades médicas, como urologia, cirurgias digestivas, ginecológicas, torácicas e cardíacas, com ênfase nas intervenções de alta precisão, especialmente em casos oncológicos. O primeiro procedimento com o Da Vinci foi realizado no final de outubro, conduzido pelo Dr. Pedro Romanelli, urologista especializado em cirurgia robótica e uro-oncologia.

Assista:

De acordo com o Dr. Pedro Romanelli, a prostatectomia robótica é o procedimento mais frequente realizado com o sistema, dada a necessidade de máxima exatidão em áreas anatômicas restritas. “O Da Vinci proporciona ganhos significativos na preservação de estruturas, menor dor pós-operatória e retorno mais rápido às atividades. Além disso, sua versatilidade permite aplicações em diversos contextos oncológicos e cirurgias complexas que exigem precisão milimétrica”, explica.

Ele acrescenta: “É nos pacientes mais frágeis que percebemos o real valor da cirurgia robótica, pela capacidade de reduzir o trauma cirúrgico e favorecer uma recuperação mais segura e confortável. Isso impacta diretamente a qualidade de vida no pós-operatório.”

Precisão e desempenho aprimorado

O programa de cirurgia robótica do Mater Dei permite intervenções de alta complexidade com menor agressão tecidual, risco reduzido de infecção, menor perda sanguínea e recuperação acelerada, quando comparadas às técnicas convencionais. O sistema é composto por quatro braços articulados, controlados remotamente a partir de um console que oferece visão tridimensional em alta definição e ampliação de imagem em até dez vezes. Essa configuração garante estabilidade, liberdade de movimento e ergonomia ao cirurgião, mantendo a concentração e a segurança em procedimentos prolongados.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.