O Hospital 9 de Julho (H9J), de São Paulo (SP), acaba de conquistar a certificação nível 6 da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS). Com essa nova conquista, a instituição confirma os padrões internacionais de qualidade no emprego de tecnologia de última geração. Segundo o Dr. Alfonso Migliore Neto, diretor Geral do H9J, a certificação é um reflexo do investimento em inovação do hospital. “Trabalhamos arduamente para implantar tecnologias inovadoras, visando sempre o bem-estar dos pacientes e colaboradores”, explica o médico que ressalta esse momento como o primeiro passo para se tornar um hospital 100% digital.
Para receber essa certificação, o H9J foi analisado pela HIMSS Analytics que avaliou o sistema de prontuário eletrônico, onde são integradas, parcialmente, as informações dos pacientes que podem ser acessadas por médicos que realizam atendimento nas diversas áreas do hospital, como a emergência, a internação ou mesmo após a alta, no acompanhamento ambulatorial.
Além disso, foram avaliadas a otimização e integração das informações do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), arquivos médicos, auditoria e financeiro. O Dr. Migliore ressalta a importância da certificação como um divisor de águas. “Conquistamos o nível 6 de excelência em tecnologia, mas pretendemos chegar ao nível máximo, ao nos tornamos um hospital 100% digitalizado nos próximos anos”, explica o executivo.
A avaliação é feita por um Modelo de Adoção do Registo Médico Eletrônico (EMRAM), formado por oito estágios que permite a instituição de acompanhar o seu progresso até se tornar completamente digital nas certificações. O Dr. Migliore reforça que ainda muita novidade está por vir. “Como estratégia para esse ano, vamos investir mais ainda nos prontuários eletrônicos integrados, aumentar o número de cirurgias robóticas e colocar em funcionamento um sistema inteligente para evitar quedas de pacientes, para citar alguns exemplos”, finaliza o executivo.