Vacinação contra febre amarela pode reduzir doações de sangue

Com as recentes notícias sobre casos de febre amarela e convocações para vacinação, o Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú (SP), teme a queda das doações de sangue. Quem tomar a vacina deve aguardar 30 dias para doar, o que pode afetar os estoques da unidade.

O serviço que é responsável pela distribuição de hemocomponentes a nove cidades da região de Jaú/SP pede que os doadores compareçam ao local antes da imunização. “Sabemos da preocupação das pessoas com a doença, mas pedimos que se organizem para conciliar as ações e nos ajudem”, ressalta o hematologista Marcos Mauad.

De acordo com o médico, o prazo de quatro semanas é uma questão de segurança a quem vai receber transfusões sanguíneas. “É o tempo que o vírus atenuado da vacina se mantém no organismo. Se alguém doa nesse período, quem receber o sangue pode contrair a doença, especialmente pacientes com baixa imunidade, como muitos do HAC”.

A preocupação se deve ainda à proximidade do Carnaval, que contribui com a falta plaquetas, que têm validade de apenas cinco dias, e de sangue. “Com o feriado, a maioria dos doadores viaja ou não atende as condições básicas, como estar bem descansado e não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Além disso, muitos anteciparam as doações nas vésperas de Natal e Ano Novo, e agora devem aguardar o intervalo mínimo, 60 dias para homens e 90 para mulheres”, relata o médico.

Para que não falte sangue e procedimentos precisem ser adiados, a equipe orienta que os doadores se programem. A coleta ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h. Na terça-feira de Carnaval não haverá expediente, mas o serviço retoma as atividades na quarta-feira, em horário normal.

Quem pode doar?

Jovens a partir dos 16 anos já podem colaborar, basta comparecer ao Hemonúcleo acompanhado de um responsável. Também podem doar pessoas até 69 anos, desde que tenham doado antes dos 60.

Todos os candidatos devem apresentar documento original com foto e estar em boas condições de saúde. “O uso de alguns medicamentos pode ser fator de impedimento, mas nossa equipe poderá orientar o doador durante a triagem”, ressalta Mauad.

Mais informações: bit.ly/2GtkdIS

Hemonúcleo Regional de Jaú – Hospital Amaral Carvalho
Rua Dona Silvéria, 150 – Jaú (SP)
Tel: (14) 3602-1355

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.