O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), acaba de se associar ao Instituto Ética Saúde – IES. Fundada em 1927, a instituição é uma das mais importantes do Rio Grande do Sul e do país, sendo o segundo hospital a ser acreditado no Brasil pela Joint Commission International e também reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de excelência do país, sendo o único na região Sul.
O Moinhos de Vento passa a fazer parte de um grupo de hospitais cada vez mais robusto dentro do Instituto Ética Saúde, que ainda tem o Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo (SP), a Fundação São Francisco Xavier de Ipatinga (MG), o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – UNDSH de Pedro Leopoldo (MG), entre os associados. No Conselho Consultivo a representatividade hospitalar também é significativa e fazem parte a Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp).
“A relevância do Ética Saúde está em ter representantes de todos os segmentos do setor de saúde no Brasil. O ingresso de hospitais de excelência cria um movimento que trará para o Instituto muitas outras instituições”, afirma o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório. Ele completa lembrando que está empenhado em tornar o IES o mais abrangente possível. “Precisamos intensificar a discussão ética sobre o financiamento da saúde e a justa remuneração, sem as distorções vistas num passado recente”, diz Libório.
O grupo de hospitais tem auxiliado o Instituto Ética Saúde a fazer um mapeamento de riscos do segmento para propor a criação de regras específicas de compliance para os hospitais. “Só assim aprofundaremos os debates setoriais para chegar num ambiente mais transparente”, conclui o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ética Saúde.
Ética Saúde
O Instituto Ética Saúde busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.
Este arcabouço é fiscalizado por meio de denúncias anônimas ou identificadas, com apuração justa e realização de um cadastro público positivo, para revelar à sociedade quais empresas atuam efetivamente de forma ética. O Canal de Denúncias é o www.eticasaude.com.br ou o 0800 741 0015.