“O Uso Consciente do Diagnóstico” é o mote das campanhas que a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), com apoio da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) começam a promover em parceria com diversas sociedades de especialidades médicas no Brasil.
As campanhas têm como objetivo mostrar a importância do uso consciente dos exames laboratoriais e do diagnóstico precoce, como uma das mais importantes ferramentas de rápido acesso a terapias eficazes.
De acordo com o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, há estudos consistentes que revelam que a subutilização de exames laboratoriais é mais prevalente que a superutilização. Pesquisa da Sociedade realizada com laboratórios clínicos de todo o Brasil apontou que os gastos com exames laboratoriais representam menos do que 3% dos gastos totais em saúde e apenas 5,4% dos exames laboratoriais não são acessados pelos pacientes, comprovando uma otimização dos recursos pouco vista no setor de Saúde e quebrando o mito da superutilização de exames. “Por isso queremos discutir o uso racional de exames e valorizar a importância da medicina preventiva para melhorar qualidade de vida e mais chances de sucesso nos tratamentos das doenças, e nada melhor do que fazer isso junto às sociedades de especialidades”, ressalta.
Segundo Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL, “70% das decisões médicas são baseadas nos resultados dos exames. É com base neles que esses profissionais chegam a um diagnóstico rápido e preciso e podem prescrever os melhores tratamentos para os pacientes”.
Para os dirigentes da SBPC/ML e CBDL, as campanhas demonstram ainda a preocupação das entidades em manter a sustentabilidade dos sistemas público e privado de saúde no país, já que estimulam a prevenção de doenças.
As campanhas devem sempre preceder a datas comemorativas. A primeira delas será realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), por meio de distribuição de folders educativos nas salas de espera dos laboratórios clínicos de várias cidades brasileiras, e antecede às datas comemorativas do mês de março como o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial do Rim, ambas comemoradas em 8 de março.
No material dessa campanha algumas perguntas sobre peso, pressão sanguínea, diabetes, tabagismo e doenças renais e cardíacas são formuladas para incentivar o diagnóstico precoce e adequado das doenças do rim.
SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.
A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.
A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.