O Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco completa dez anos no dia 3 de março, com humanização e excelência no atendimento a seus pacientes. Em 2008, chegava à zona leste de São Paulo (SP) um hospital premium para oferecer atendimento geral, maternidade, pronto-socorro e centro de diagnósticos aos moradores da região. Atualmente a unidade gera cerca de 4 mil empregos, sendo 2 mil destes diretos.
Durante essa década, a unidade passou a fazer parte da Rede D’Or São Luiz, maior grupo de hospitais privados do país, e recebeu investimentos em todas as áreas, processos e infraestrutura, o que transformou o hospital em referência de atendimento, agregando novos serviços, como o centro médico de especialidades para consultas com hora marcada.
“A construção da nossa história e a consolidação do hospital só foi possível porque contou com o envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores e médicos. É uma engrenagem que só funciona corretamente quando todos trabalham juntos”, observa o dr. Flavio Akira Sakae, diretor do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco.
Atualmente a unidade conta com 255 leitos, sendo 144 apartamentos de hospital, 24 de maternidade e 87 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo, sendo 54 leitos de UTI Adulto, 22 leitos de UTI neonatal e 11 leitos de UTI Infantil. O Centro Cirúrgico tem nove salas equipadas para transmissões de cirurgias por videoconferência e o centro obstétrico tem sete salas, sendo três com janela de visor plasmático para que os familiares possam acompanhar os primeiros momentos de vida do bebê e duas suítes Delivery Room, para parto natural, com recursos como cromoterapia e banheira.
A maternidade reforça a qualidade da marca São Luiz, uma das mais reconhecidas do país, seguindo padrões de excelência e diferenciais, como estrutura, decoração, hotelaria e serviços essenciais. “É uma maternidade de alto padrão, com tudo que é necessário e o que há de mais moderno para cuidar da saúde da mãe e do bebê”, comenta Sakae.
A pediatria também possui a mesma expertise no cuidado às crianças, com decoração especial e infraestrutura para que os pequenos e sua família se sintam mais à vontade durante o atendimento ou internação. Preocupada com a segurança do atendimento e dos processos, a unidade conquistou certificado de Acreditação Hospitalar Nacional no nível III – Acreditação com excelência, em 2013, e recebeu uma das mais importantes certificações internacionais em 2016, a canadense Diamante da Qmentum International Accreditation.
Dr. Flávio explica que essas certificações são baseadas em rígidos critérios de qualidade em saúde e mostram que o hospital alcançou uma melhoria contínua, além de transferir conhecimento e desenvolvimento de competências dentro de uma equipe de trabalho multidisciplinar. “Os selos atestam a excelência da unidade em qualidade do atendimento hospitalar e segurança do paciente”, comemora.
Cardiologia
Pensando nas constantes mudanças na área da saúde e hábitos de vida da população, a unidade Anália Franco investiu em atendimento cardiológico. O Centro de Cardiologia oferece um serviço preventivo e de tratamento das patologias do coração, incluindo serviço de check-up, exames laboratoriais, de imagem e de esforço. Além do acompanhamento completo àqueles que já possuem alguma doença e necessitam de atenção e cuidados médicos durante toda a vida.
Acessibilidade
Durante os 10 anos, o Hospital passou por uma série de mudanças em sua estrutura. Uma delas levou à conquista do Selo de Acessibilidade, em 2017, documento regulamentado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da Prefeitura de São Paulo, concedido às edificações que garantem acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Treinamento e capacitação
Pensando sempre em elevar a atenção ao paciente e qualidade percebida, a unidade tem investido constantemente não apenas em equipamentos para seu parque tecnológico, mas em seus colaboradores, a partir de treinamentos internos e capacitação. “Hoje, por exemplo, quem está em uma das pontas do atendimento faz parte de todos os processos, consegue saber o que ainda vai acontecer, melhorando a qualidade do atendimento e reduzindo drasticamente a possibilidade de erros”, observa Sakae.