Aconteceu no dia 14 de março o primeiro Transplante de Medula Óssea em Uberlândia (MG). O procedimento foi realizado no Hospital Santa Genoveva em uma paciente que recebia tratamento de um câncer no sangue, o Mieloma Múltiplo.
“Esse tratamento é realizado principalmente em pessoas com câncer no sangue, como o Linfoma, Mieloma ou Leucemia. A medula óssea é retirada do paciente que será tratada e congelada. Depois, é feito uma quimioterapia capaz de reduzir ou eliminar a doença neoplásica e a medula é reimplantada”, explica o Hematologista do Santa Genoveva, Virgílio Farnese.
Foram feitas adequações físicas nas instalações do Hospital que passou por uma série de avaliações do Ministério da Saúde e Serviço Nacional de Transplantes, com a criação de quatro novos leitos para que se pudesse oferecer este serviço. Os quartos em setor de isolamento, contam com filtragem de ar com filtro HEPA, que remove vírus, bactérias ou fungos, além de filtros no sistema de água e chuveiros.
Segundo Farnese, a realização do transplante em Uberlândia vai facilitar o tratamento dos pacientes. “Eles tinham muitas dificuldades, uma vez que os centros credenciados estão localizados em outras cidades. Com isso, o paciente com câncer não precisará mais se dirigir a outros municípios para a realização do transplante, diminuindo custos e possibilitando que todas as etapas do tratamento sejam realizadas no mesmo centro, com o mesmo médico, aumentando a agilidade e reduzindo as filas pela busca do tratamento. Nós estamos trazendo comodidade, qualidade e pioneirismo no serviço prestado”, finaliza o Hematologista do Santa Genoveva.
Transplante
O Transplante de Medula Óssea é um tratamento de alta tecnologia e complexidade. O procedimento é fundamental no tratamento e na busca pela cura de neoplasias hematológicas como Linfoma, Mieloma Múltiplo e Leucemia, além de alguns tumores sólidos, como o Tumor de Testículo. Vários estudos também têm revelado resultados promissores em doenças autoimunes como o Lúpus e Esclerose Múltipla.
Serviço
Conta com enfermaria própria, com quatro leitos exclusivos para a realização do procedimento, enfermagem especializada e privativa, além de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e estomatologista.
Hospital
O Santa Genoveva tem o objetivo de tratar o paciente com câncer em sua integridade, oferecendo tratamento completo, desde exames de imagem, centro cirúrgico para realização de biópsias ou cirurgias, unidade de internação, centro de quimioterapia e agora Transplante de Medula Óssea.