A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promove, neste sábado (7), no Parque do Ibirapuera, na zona Sul, a abertura da 4ª edição da Virada da Saúde, evento previsto pela lei municipal 16.085/2014 e que celebra o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril.
Estruturadas em quatro eixos principais (médico-assistencial, bem-estar, cultura e educação), as ações têm foco na prevenção, na promoção à saúde e na qualidade de vida. O evento começa às 10 horas deste sábado, com oficinas, exposições, testes de saúde, dança, teatro, shows gratuitos, entre outras atrações.
“Despertar no público o desejo de adotar um estilo de vida mais saudável, aproximar a população do tema saúde, promover a saúde em múltiplos espaços da cidade, e construir um ambiente saudável e sustentável para todos são alguns dos objetivos que justificam e consagram a promoção da Virada da Saúde”, declara Wilson Pollara, secretário municipal da saúde de São Paulo.
Durante toda a semana (9 a 13 de abril), o Instituto Suel realizará, na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), testes de acuidade visual, tonometria de sopro (mede a pressão intraocular) e avaliação em lâmpada de fenda com médico oftalmologista para identificar possíveis doenças oculares. A CMSP fica no Viaduto Jacareí, 100.
“Viradinhas”
Além da abertura do evento, neste sábado já tem início as “Viradinhas” da Saúde. Até o próximo dia 15, as cinco coordenadorias regionais de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Sudeste), além dos hospitais da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) e o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizam as “Viradinhas” da Saúde.
São ações de conscientização de saúde com a distribuição de panfletos educativos; ações de prevenção propriamente dita, como testatens de glicemia, hepatite, ISTs, etc; vacinação, além de diversas atividades físicas e lúdicas.
Programação da Abertura
- Abertura
- Dança Cigana (Grupo CECCO de Perus e Santana)
- Dança Circular (Grupo CECCO de Perus e Santana)
- Lian Gong (CRS Centro)
- Tai-Chi (CRS Centro)
- Meu Bloco na Rua – Apresentação musical CECCO FÓ
- Zumba (Grupo CECCO de Perus e Santana)
- Atração musical: Banda Venna
- Alongamento (CAPS AD III Jd. Ângela)
- Zumba (UBS Vila Calu)
- Lambazouk
- Peça teatral: “Marília Gabriela cover”
- Ritmos / Zumba (UBS Laçapé)
Confira as demais atividades deste sábado:
- Atendimento da carreta do CIES: Serão distribuídas 100 senhas, para teste de acuidade visual, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia e teste de colesterol.
- Testes rápidos de DST/AIDS: No caminhão de testagem, serão oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, de forma sigilosa, rápida e segura. Além disso, serão oferecidas orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis e distribuídos gratuitamente camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante.
- Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa): Oferece, entre outros, vacinação contra a febre amarela e orientação à população sobre hanseníase, para sensibilizar o público da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura.
- Para ajudar a combater a violência e acidentes, disponibiliza banners e folders com orientação técnica a respeito da exploração sexual de crianças e adolescentes; e, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o tema é “Exploração Sexual e Como Denunciar”.
- Área Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis / Área de Saúde Nutricional/AB/SMS: Promoverá a divulgação do “Novo Guia Alimentar para a População Brasileira”; orientação e distribuição de folder com os 10 passos para alimentação saudável; e jogo sobre alimentação saudável voltado para o público infantil e familiares: tabuleiro de chão, material cedido pelo CrNutri/FSP/USP.
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): Profissionais do Samu-SP vão ensinar ao público as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), para mostrar como salvar vidas e prestar socorro em caso de parada cardíaca, com o uso de manequim; a ambulância será aberta à visitação. Também o projeto “Amigos do Samu” pretende sensibilizar a população sobre a importância e os objetivos do Samu, a forma correta de utilizar o serviço e os riscos do trote.
- Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ): Vacinação contra a raiva; exposição da fauna sinantrópica; RGA (Registro Geral Animal); jogo de tabuleiro, com o tema Posse Responsável/Animais Sinantrópicos; exposição de fotos de cães para adoção e cachorros para interagir com os munícipes, conduzidos por um funcionário.
- CRS Centro: Dentro das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), oferecerá auriculoterapia-terapia, que consiste em estimular pontos específicos da orelha com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos, para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos.
- A equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) oferecerá oficina de Mandalas, que ensina a confeccionar o objeto que representa o universo com lã e palitos de madeira.
- CRS Oeste: Unidade Móvel de Odontologia, que tem a mesma estrutura e recursos de exames de um consultório fixo, para serviço de avaliação bucal, orientação e encaminhamento para tratamento, caso necessário.
- CRS Sudeste: Oferecerá oficina de cisterna, para ensinar a construir o equipamento e o seu modo de funcionamento, a cargo do PAVS Sudeste; e informações sobre os Mitos e Verdades sobre Amamentação, a cargo de profissionais da Casa de Parto Sapopemba, que oferece assistência às mulheres que desejam um parto normal e mais humanizado.
Sábado é dia de vacinação contra febre amarela no Parque do Ibirapuera
Aplicação de doses da vacina acontecerá entre 10h e 16h e faz parte da programação da Virada da Saúde
Os frequentadores do Parque do Ibirapuera, na Vila Mariana, que ainda não se vacinaram contra a febre amarela poderão receber a dose neste sábado (7), durante a abertura da quarta edição da Virada da Saúde. A atividade fará parte da ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo e acontecerá na Arena de Eventos, ao lado do Museu Afro Brasil (portão 10), das 10h às 16h. Para receber a dose, é preciso levar documento de identificação com foto e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.
Além da ação no parque, a campanha de imunização contra a doença segue neste sábado em cerca de 80 postos de saúde, que estarão de plantão para atender à demanda. As unidades de plantão e seus respectivos horários de atendimento podem ser acessados neste link: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/febre_amarela/index.php?p=248543
Durante a semana, a dose é aplicada em todos os postos da capital paulista. O usuário pode localizar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência mais próxima de seu endereço por meio da ferramenta Busca Saúde (buscasaude.prefeitura.sp.gov.br). A campanha de imunização, que começou em setembro do ano passado, se estenderá até 30 de maio.
“Além das atividades esportivas e de lazer, quem ainda não tomou a dose da vacina, deve aproveitar este sábado e se prevenir contra a doença”, declara Lígia Nerger, gerente de imunização da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).
A SMS reforça que a vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças menores de 9 meses de idade, gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, com neoplasia (câncer), com HIV, em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e submetidos a transplante de órgãos. Em caso de dúvida, é importante consultar o médico antes de se vacinar.
Mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade e gestantes que são residentes das áreas de risco devem ser vacinadas, após avaliação do médico do pré-natal. Depois de receber a vacina, a lactante deve suspender a amamentação por 10 dias.