57ª corrida Contra o Câncer de Mama reunirá 7 mil pessoas em São Paulo

A dentista Kátia Cristina da Silva Neves, 49 anos, é presença ativa na Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Foto: ACS IBCC

Especialista no tratamento do câncer de mama e hospital com a maior demanda desta especialidade na cidade de São Paulo, o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, de São Paulo (SP), reunirá cerca de sete mil pessoas na 57° Corrida Contra o Câncer de Mama no próximo dia 30 de setembro, a partir das 7h, no Campo de Marte.

Organizado pela Life Marketing Esportivo e com o apoio da Prefeitura de São Paulo, o evento terá os percursos de corrida de 5km e 10 km, além de caminhada de 3km para mulheres e homens. A corrida ganha a atenção da sociedade para a causa da prevenção e detecção precoce da doença, que pode ser curada em mais de 90% dos casos se diagnosticada em fase inicial. Este ano, a corrida abre o calendário de ações da campanha Outubro Rosa, que será realizada pelo hospital que tem como uma das principais especialidades oncológicas o câncer de mama.

Os valores líquidos arrecadados pela Corrida serão revertidos para a Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, cuja marca pertence ao CFDA Foundation nos EUA. O IBCC detém os direitos exclusivos de uso da marca no Brasil desde 1995.

Corrida tradicional pelo Brasil

Entre os mais diversos eventos que o IBCC promove para a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, sem dúvida, um dos mais importantes e reconhecidos é a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Criada em 1999, o evento fitness já faz parte do calendário de milhares de pessoas, atletas ou não, que todos os anos vestem a camisa estampada com o alvo azul, enchem suas garrafinhas d’água e aproveitam o percurso.

O IBCC já realizou 56 edições do evento em mais de 10 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Blumenau, Brasília, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Florianópolis, Porto Alegre.

Com percursos de corrida de 5 e 10 km, e caminhada de 3km, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama é uma forma de engajamento na luta contra a doença, quebrando tabus e mostrando a prevenção e detecção precoce como fator de superação.  A prática de atividade física, por exemplo, é uma forma de se prevenir contra a doença, assim como levar uma vida e uma alimentação saudável.

“Quem participa da Corrida e Caminhada, mais do que lutar pelo pódio de chegada, luta pela conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce do tipo de câncer que mais mata as mulheres no país através do autoexame e da mamografia. A cada ano, mais de 50 mil novos casos surgem no Brasil”, explica a diretora clínica do IBCC e Mastologista, Dra. Karina Infante.

Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”

A Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda foi idealizada em 1994 por Ralph Lauren, que após acompanhar a luta de sua amiga e jornalista Nina Hyde contra o câncer de mama, decidiu que precisava usar a moda para falar com as mulheres sobre esse assunto. Criador do alvo azul, ele fez muito mais do que isso. Sua campanha, abraçada pelos seus colegas do Council of Fashion Designers of America (CFDA), fez sucesso nos EUA e chegou ao Brasil em 1995, com a escolha do IBCC como detentor exclusivo da marca. Há 27 anos, os recursos arrecadados pela Campanha têm sido utilizados na melhoria do atendimento aos pacientes e na conscientização da população em geral com relação à importância da prevenção e da detecção precoce da doença.

A dentista Kátia Cristina da Silva Neves, 49 anos, é presença ativa na Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Quando estudava, sempre participava de atividades esportivas e competições, mas em outubro 2014 foi diagnosticada com câncer de mama, “Depois de diagnosticada, dei um pequeno intervalo no esporte, mas logo voltei, por recomendação médica e por necessidade de me manter em movimento. Hoje pratico caminhadas apenas. Após a cirurgia e ao final da quimioterapia e radioterapia, caminhava 5 km por dia”, conta.

Atualmente ela está melhor, controlando a doença e vivendo de forma ativa. Sobre a Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, ela conta que mesmo antes de ser diagnosticada, já utilizava a camisa do Alvo. “É uma campanha maravilhosa, que reforça a importância do diagnóstico precoce, do autoexame, da visita regular ao médico. Parabéns a todos os envolvidos”, comemora.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.