Grupo Oncoclínicas Radioterapia inaugura unidade dentro do Hospital de Câncer do Grupo Hospital Casa

O Grupo Oncoclínicas inaugura em outubro uma unidade de radioterapia no Hospital de Câncer do Grupo Hospital Casa, no Rio Comprido, zona norte do Rio de Janeiro (RJ). A nova clínica Grupo Oncoclínicas Radioterapia oferecerá o que há de mais moderno e eficiente em equipamentos e tratamentos radioterápicos, sendo projetada para proporcionar atendimento humanizado e o máximo de conforto aos pacientes em cuidados oncológicos. O corpo médico de excelência é formado por uma equipe de rádio-oncologistas com vasta experiência.

“Esta nova unidade disponibilizará aos pacientes um atendimento totalmente personalizado, com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e uma estrutura de excelência tecnológica, já tradicionais nas Unidades do Grupo, além de proporcionar conforto e tranquilidade ao paciente oncológico. A parceria com o Hospital de Câncer possibilitará atender um maior número de pessoas, ampliando a operação do Grupo Oncoclínicas no Rio”, explica Helio Salmon, diretor de Radioterapia do Grupo Oncoclínicas.

Técnicas e equipamentos modernos no combate ao câncer

A nova unidade Grupo Oncoclínicas Radioterapia no Hospital de Câncer do Grupo Hospital Casa vai contar com equipamentos de assistência integral e com serviços essenciais para tratamentos bem-sucedidos, como a radioterapia de intensidade modulada em arco volumétrico (IMRT RapidArc)– técnica mais moderna e menos agressiva ao organismo do paciente –, a Braquiterapia Tridimensional (3D), a radioterapia guiada por imagem (IGRT), além de radiocirurgia de crânio e estereotáxica corpórea e oncologia pediátrica.

Além das mais modernas técnicas de tratamento para proporcionar mais segurança e assertividade nas terapias oncológicas, o paciente terá acesso a um equipamento de última geração – o Acelerador Linear VitalBeam. Isso porque os efeitos de toxicidade da radiação são consideravelmente reduzidos, ou até extintos, quando essas técnicas são utilizadas em associação com a alta precisão no posicionamento do paciente, por meio de tratamentos guiados por imagens de tomografia em tempo real (IGRT via Cone-Beam CT).

“O uso dessas avançadas técnicas de tratamento torna possível a concentração de altas doses de radiação somente na região tumoral, garantindo baixas doses nos tecidos normais adjacentes, preservando, assim, as funções dos órgãos sadios afetados pela radiação”,  explica o rádio-oncologista Dr. Henrique Braga, responsável pela coordenação da nova unidade.

A radioterapia é uma modalidade de tratamento não invasivo que se utiliza de radiações ionizantes para destruir ou danificar as células tumorais. A radiação, ao emergir do aparelho, incide sobre o local a ser tratado de maneira com que os órgãos e tecidos sadios adjacentes sejam preservados. O tratamento pode ocorrer de maneira fracionada, ou seja, o paciente recebe a dose prescrita distribuída em frações diárias, ou pode ocorrer em uma única exposição. A radioterapia, além de ser utilizada, em alguns casos, como tratamento exclusivo, também pode complementar outros tipos de tratamentos e/ou procedimentos, como cirurgias ou quimioterapias.

“Estima-se que cerca de 60% dos pacientes oncológicos farão radioterapia em alguma etapa do seu tratamento. Ela atua estrategicamente não apenas como medida curativa, mas também no controle local do câncer e no alívio de sintomas.  Isso significa que a radioterapia é de fundamental importância para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente”, diz Dr. Braga.

A unidade Grupo Oncoclínicas Radioterapia no Hospital de Câncer do Grupo Hospital Casa faz parte do Grupo Oncoclínicas, maior grupo especializado no cuidado do câncer na América Latina, com atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.