A Secretaria de Estado de Saúde alcançou a meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo no Rio de Janeiro. O Estado atingiu 95% de cobertura vacinal para as duas doenças. Entre as ações realizadas pela SES para reforçar a vacinação estão a prorrogação da campanha de vacinação com a realização de um novo Dia D no último dia 22, além do lançamento da campanha “Tchau Sarampo, Tchau Pólio”.
“Decidimos prorrogar a campanha e conseguimos atingir a meta do Ministério da Saúde. Mas é importante chamar a atenção para a importância da vacinação durante a infância. Conseguimos afastar doenças graves no Brasil com a inclusão das vacinas em nosso calendário anual. A vacina continua sendo um método seguro e imprescindível para a proteção de nossos filhos”, explicou o secretário de estado de Saúde, Sérgio Gama.
A campanha teve como objetivo imunizar crianças entre 1 ano e menores de cinco anos. Mas vale ressaltar que mesmo com o encerramento da mobilização, as duas vacinas continuarão disponíveis nos postos de saúde para as faixas etárias indicadas na rotina e para atualização das cadernetas de vacinação.
Poliomielite
A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população vacine as crianças dentro da faixa etária indicada.
Sarampo
Este ano, 18 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio de Janeiro, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio.
Vacinas
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite é de 3 doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) até 1 ano de idade. A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses.